Selecionados se dividirão entre cinco universidades e estudarão disciplinas ligadas ao setor turístico
Os 52 bolsistas brasileiros selecionados para o Projeto de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade no Reino Unido embarcam esta semana para a Europa. A partir da próxima segunda-feira (17), por aproximadamente três meses, os estudantes terão contato com disciplinas ligadas ao setor turístico, além de temas como liderança, hospitalidade, inovação, gestão da qualidade e marketing.
A iniciativa é do Ministério do Turismo em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); a Association of Colleges (AoC), de Londres; e a Fundación Universidad.es, da Espanha. As bolsas de estudo incluem auxílio seguro-saúde, ajuda para deslocamentos e taxas escolares.
Nas próximas semanas, mais 60 bolsistas embarcarão para a Espanha, onde se dividirão por três universidades: Alicante, Illes Balears e Málaga. A aula inaugural do projeto de qualificação no país ibérico está prevista para 1º de dezembro. O projeto piloto do Ministério do Turismo aconteceu em Portugal, no ano passado, com o envio de 50 bolsistas selecionados.
Os valores de ajuda de custo para Londres são de £ 400 mensais, outros £ 90 de auxílio seguro-saúde e US$ 1.706 de auxílio deslocamento. Os universitários se dividirão em cinco instituições de ensino: Newcastle College, The Sheffield College, The Bournemouth and Poole College, Exeter College e Edinburgh College.
Turismo gastronômico
Betina Frantz, de 18 anos, estudante do quarto período do curso de gastronomia na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), embarca na próxima sexta-feira (14) rumo à Newcastle College. Betina espera aprender novas formas de turismo gastronômico e aplicar os conhecimentos no Brasil. “É muito importante o contato com a cultura local. Ainda mais em um país reconhecido mundialmente como referência na qualidade dos serviços e hospitalidade”, diz.
Em cima da hora
Igor Mourão, de 24 anos, estudante do segundo semestre de turismo na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, também irá para a Newcastlle College. Igor se matriculou último dia do prazo para o processo seletivo das bolsas para o Reino Unido, após ouvir sobre o projeto na Voz do Brasil. “O mais longe que viajei foi para Foz do Iguaçu. É a primeira vez que de fato terei uma experiência internacional”, afirma.
Primeira vez no exterior
Ricardo Viana, de 21 anos, estudante do sexto período de turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, estudará na Edinburgh College e também irá pela primeira vez para fora do Brasil graças ao projeto. “Decidi participar por perceber que o programa é bem completo, além de ser uma oportunidade de conhecer na prática como outras culturas trabalham”, diz.
Eventos e hotelaria
Já a estudante Laís Gomes, 20 anos, do quarto período de turismo na Universidade de Brasília (UnB), pretende trabalhar na área de gestão de eventos e hotelaria. Esta também será a primeira vez que ela sai do Brasil. Laís irá para a Exeter College. “É uma grande oportunidade para conhecer outra cultura e aplicar as práticas no Brasil”, diz.
Ouça aqui comentário do chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Acir Madeira, sobre os objetivos da iniciativa.