A palestra “Turismo Acessível – Responsabilidade Social e conquista de mercado”, realizada na Vila do Saber, na sala 05, das 13h30 às 15h00, no primeiro dia da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, teve Roberto Belleza, assessor da presidência da SPTuris, como palestrante.
Na oportunidade, Belleza discorreu sobre as dificuldades encontradas pelos portadores de algum tipo de deficiência no país e, principalmente, quando se trata de turismo. Beleza ressaltou que a cidade de São Paulo é a mais preparada para receber esse público, oferecendo transporte, hospedagem, lazer e atrativos culturais para serem utilizados de forma independente, ou seja, sem a ajuda de um acompanhante.
O palestrante enfatizou se tratar de um nicho pouco explorado pelas empresas, com tímidas tentativas de colocar em prática a acessibilidade por completo no país, além da demanda reprimida, e deu exemplos de Estados Unidos e Europa que são consolidados nesta questão, no qual devemos tê-los como exemplo.
Ao se referir aos portadores de deficiência, Belleza destacou que o turismo acessível ainda não tem perspectiva de se tornar, de fato, atraente para os consumidores. “Quando pensam em portador de deficiência, associam a alguém frágil e sem condições financeiras de bancar uma viagem, mas essa imagem é equivocada, uma vez que existem sim os consumidores capazes de gastar em lazer próprio”, enfatiza Belleza.
A falta de informação aliada á falta de acessibilidade tem distanciado os potenciais consumidores desse nicho de mercado, uma vez que eles não estão cientes de que há produtos e serviços disponíveis.
Belezza destacou ainda que a má acessibilidade não afeta somente os portadores de deficiência, mas também os idosos e pessoas com carrinho de bebê que se locomovem pela cidade ou frequentam certos ambientes, como, por exemplo, um resort mal planejado, distanciando-os do mercado.
O palestrante finalizou destacando que há um guia disponível para consulta que lista mais de 280 atrações culturais acessíveis, com detalhamento do que pode ser encontrado nos locais e para qual tipo de deficiência ele está disponível.