Pouco a pouco o Uruguai vem sendo descoberto pelos brasileiros como um dos principais destinos turísticos internacionais. Ano passado 421 mil brasileiros cruzaram as fronteiras para ver de pessoalmente como este pequeno país de pouco mais de 3 milhões de habitantes tem a melhor qualidade de vida da América do Sul. Talvez a união de praias badaladas, ótimos vinhos, boa educação e ainda um presidente como José “Pepe” Mujica – considerado um dos líderes mundiais mais admirados – ajude.
Somente nos primeiros seis meses deste ano mais de 238 mil brasileiros visitaram o Uruguai – aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2013. Na capital, Montevidéu, o incremento foi ainda maior: 46% mais brasileiros que no primeiro semestre do ano passado (passou de 50 mil para 74 mil). A meta do Ministério de Turismo e Esportes é chegar a meio milhão até o fim do ano. “Os brasileiros foram descobrindo o Uruguai e tendo experiências muito boas em nosso país. Segurança, proximidade, sofisticação, idioma similar e fácil acesso determinaram o aumento de brasileiros que em 2001 eram apenas 121 mil”, diz Antonio Carámbula, vice-ministro de Turismo do país que vem para São Paulo entre os dias 24 e 28 de setembro para a 42ª Abav – principal feira de turismo do Brasil. “É importante lembrar que 200 mil brasileiros visitam o Uruguai anualmente em viagens de cruzeiros e isso não está incluso na estatística total”, pondera Carámbula.
O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, atrás apenas do Suriname, conta com 3,2 milhões de habitantes – o mesmo número de turistas que visita o país anualmente. No ano passado foi eleito pela revista inglesa The Economist como “País do Ano” em função da legalização da maconha, do casamento gay e do estilo austero do presidente Mujica. A questão da maconha tem gerado uma série de dúvidas, principalmente no que se refere ao turismo internacional para o livre consumo da droga. “Isso não é e nem será possível. A legalização é uma forma de reduzir os danos da droga e do tráfico. Nenhum estrangeiro poderá comprar ou consumir maconha no Uruguai”, alerta o vice-ministro.
Além de participar da Abav o Uruguai é um dos patrocinadores da 5ª Edição da Turismo Week, promovida pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Entre os dias 16 e 30 de setembro os turistas brasileiros terão redução de preços de até 35% em hotéis, locadoras de automóvel, companhias aéreas, visitação a vinícolas e até um curso intensivo de espanhol.
Ao longo do ano inteiro o país oferece aos brasileiros, isenção total de impostos sobre serviços de hospedagem, aluguel de veículos, locação de imóveis, gastronomia e catering para festas e eventos até julho de 2015. Para quem vai de carro ao país vizinho há outros dois bons motivos para cruzar a fronteira: desconto de 24% no combustível pago com cartão de crédito ou débito em postos localizados até 20 km da fronteira e a possibilidade de pagar os pedágios em reais (R$). Por ano essas isenções economizam cerca de US$ 50 milhões aos brasileiros. |