Aspectos gerais
– A população de 4,7 milhões de habitantes de Queensland inclui mais de 3,4 mil brasileiros.
– A relação formal de Queensland com o Brasil inclui um Memorando de Entendimento estabelecido este ano entre o estado australiano e Minas Gerais, que compartilham muitas sinergias, incluindo o clima tropical e subtropical. Há muitas oportunidades de colaboração nos serviços relacionados à mineração, infraestrutura, pesquisa, desenvolvimento e inovação, investimento bilateral, gestão ambiental e da agricultura.
– Um plano de ação a ser desenvolvido no âmbito do Memorando de Entendimento deverá incluir o apoio de Queensland ao desenvolvimento de recursos de gás não convencional no estado de Minas Gerais.
Brasil é um importante parceiro comercial de Queensland
– As exportações de Queensland para o Brasil em 2012-13 foram avaliadas em A$ 515 milhões e corresponderam a cerca de 69,9% do total das exportações da Austrália para o Brasil.
– As importações vindas do Brasil foram avaliadas em A$ 94,8 milhões e corresponderam a 16,4% do total de importações da Austrália vindas do Brasil.
– Os principais produtos que Queensland exporta para o Brasil são carvão, carnes e coque e briquetes, enquanto as principais importações de Queensland do Brasil são maquinários especializados, frutas, legumes e manufaturados de borracha.
AGRICULTURA
– O grupo exportador de sementes Blue Ribbon, de Queensland, vem se tornando cada vez mais ativo no Brasil nos últimos anos, com a comercialização de sementes de pastagens.
– Algumas delegações governamentais e comerciais brasileiras visitaram Queensland com interesse no desenvolvimento de relações de cooperação em pesquisa e em ensino agrícola, além de oportunidades de negócios em carne de gado, especificamente de genética tropicais. Pequenos volumes de sêmen foram exportados para o Brasil.
– O Grupo JBS é hoje o maior comerciante e exportador de carne da Austrália, com instalações em Queensland que incluem quatro plantas para a produção, dois confinamentos com capacidade para 38,5 mil cabeças, e um local para armazenamento de pele.
CONSTRUÇÃO E INFRAESTRUTURA
– Algumas delegações governamentais e comerciais de Queensland já visitaram o Brasil e tiveram uma boa compreensão das oportunidades de cooperação na construção e infraestrutura. Empresas de Queensland estão prontas para se envolverem com as redes e consórcios brasileiros e, com isso, trocar conhecimentos e melhores práticas de engenharia.
– Engenheiros elétricos comutadores da NOJA Power capacitaram a Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil, com seus equipamentos de aproximação de circuito, projetados no local e instalados em vários estádios e centros de treinamento em toda a América do Sul.
– As matrículas de estudantes brasileiros em Queensland chegaram a mais de 4.750 em 2013, representando o quarto maior mercado de educação internacional de Queensland.
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E INOVAÇÃO
– Queensland e Minas Gerais lideram uma rede de pesquisa, atualmente projetando uma rede de educação vocacional e treinamento como seu mais recente empreendimento.
– As universidades australianas estão oferecendo mais de 3000 vagas para estudantes brasileiros no âmbito do programa governamental brasileiro “Ciência sem Fronteiras”. O programa visa ampliar a educação internacional através da mobilidade internacional de estudantes de pós-graduação, de pós-doutorado e pesquisadores, incentivando a pesquisa, a inovação e o intercâmbio entre as universidades e faculdades brasileiras em todo o mundo, incluindo 30 universidades australianas.
RECURSOS
– O reconhecimento de Queensland como um centro mundial de equipamentos de mineração, tecnologia e expertise em serviços é confirmado pelo setor de recursos do Brasil por meio da adoção da tecnologia de Queensland, incluindo técnicas automatizadas de mineração, otimização de processos e tecnologia de comutação elétrica e infraestruturas relacionadas à mineração.
– O estado de Minas Gerais se tornou um centro de empresas METS de Queensland no Brasil que fornecem recursos inovadores e com alta performance, processando tecnologia para o setor industrial brasileiro.
– A sede mundial de carvão da Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, é baseada em Brisbane, Queensland.
TURISMO
– Queensland recebeu mais de 10 mil visitantes brasileiros em 2013.
– O Parque Nacional de Daintree, no norte de Queensland é o local da mais antiga floresta tropical. É o único lugar no mundo onde dois Patrimônios da Humanidade se encontram, a floresta tropical Daintree e a Grande Barreira de Corais.
Sobre Queensland:
– Uma potência econômica que deve crescer em média 4% ao longo dos próximos três anos, sendo um player global na agricultura, mineração e recursos, turismo e construção.
– O estado é um centro de recursos internacionais com US$ 50 bilhões em projetos em construção. Está a caminho de ser o segundo maior produtor de gás natural liquefeito do mundo.
– Lar de muitas descobertas mundiais em ciências e tecnologia.
– Líder em produção de alta qualidade agrícola e processos limpos, verdes, seguros e confiáveis.
– Desenvolvimento de infraestrutura de aeroportos, rodoviárias, ferroviárias e portos marítimos focado na criação de terminais e instalações de alta qualidade, com o objetivo de servir as indústrias do turismo, agricultura, recursos e atender ao rápido crescimento do setor de logística.
– A capital de Queensland, Brisbane, é um lugar de plena ascensão na Ásia e um destino imperdível para o turismo, grandes eventos e negócios.
Site oficial: www.qld.gov.au/