Representantes do trade turístico conheceram na manhã desta quinta-feira (3) o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), instalado no prédio da Escola de Governo (Centro Administrativo). Eles tiveram a oportunidade de ouvir do titular da pasta de Segurança, Eliezer Girão, os investimentos no setor, com ganho real e direcionado ao turismo do Estado.
Decorrente da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 foram investidos mais de R$ 100 milhões na segurança, sendo R$ 37 milhões dos cofres do Governo do Estado. O Ciosp permanecerá em pleno funcionamento como legado da Copa, com mais de 200 câmaras de monitoramento espalhadas pela cidade e sistema de comunicação integrada entre as várias corporações militares.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo detalha que o turismo será beneficiado diretamente pelo investimento. Um trailler policial será montado na Praia de Areia Preta, próximo ao relógio, e outro na rua Erivan França, na orla de Ponta Negra. Além deste ganho, oito das 200 novas viaturas Renault Duster (40 já estão em circulação) farão a patrulha no litoral das praias urbanas de Natal, da Redinha ao Morro do Careca, em conjunto com dois trios de motocicletas.
Para a secretária de Turismo, Gina Robinson, a segurança foi o “ponto alto” da Copa em Natal, e projetou a imagem de Natal como destino tranquilo para estar. “Já sentimos a melhoria da segurança durante a celebração da Copa do Mundo em Natal. São investimentos necessários. Natal é tradicionalmente uma cidade segura e o turismo prescinde dessa segurança”, opinou Max Fonseca, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Em vista do atual problema de segurança pública enfrentado no país, o presidente da Empresa de Promoções Turísticas do RN, Alexandre Mulatinho, já vislumbra a importância da imagem de cidade-sede mais segura durante a Copa, segundo pesquisas divulgadas na imprensa, como aposta para as próximas empreitadas do turismo potiguar em feiras e eventos de negócios e turismo, já no segundo semestre deste ano e em 2015.
“Esta imagem de Natal como um destino seguro é um senhor cartão de visita e de propaganda e marketing para a capital e o Estado do RN. Queremos fixar ainda mais esse fator favorável na mente do turista e dos empresários do setor nos próximos eventos de turismo nacional e estrangeiro”, completou o presidente da Emprotur.
Também presente no evento para conferir as instalações e novos equipamentos, a hoteleira e presidente do Natal Convention Bureau, Emanuelle Barreto, lembrou que Natal sempre se destacou entre as demais capitais nordestinas no quesito segurança e frisou ainda a iniciativa de abrir ao empresariado a possibilidade de participar dessa melhoria no setor. “Agora podemos compartilhar nosso monitoramento de segurança com o sistema do Ciosp, para agilizar as ações, e isso é fantástico”.
Além das instalações do Ciosp, dois traillers policiais na orla urbana e das 200 viaturas Renault Duster, o Governo do Estado também ganhou dois caminhões equipados como um Ciosp móvel, um ônibus delegacia móvel, e um ônibus plataforma móvel de observação, para instalar sistema de monitoramento de grande abrangência, e também um caminhão equipado para evitar tumultos, de porte do Bope.
Além dos veículos, que formam uma frota fortemente equipada para segurança móvel em todo o Estado, ainda foram entregues 60 motocicletas BMW, e equipamentos de proteção e comunicação individual das polícias: 5 mil coletes, 500 pistolas automáticas, 1,2 mil rádios portáteis de comunicação interna, capas de chuva e munição especial para o serviço de inteligência.