Metrópole Digital é credenciado para execução de atividades de pesquisa

O Instituto Metrópole Digital (IMD) deu mais um importante passo para transformar o Rio Grande do Norte em um polo nacional de tecnologia da informação. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ampliou o credenciamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e habilitou o IMD para a execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento.

 

Criador do projeto, o pré-candidato a deputado federal Rogério Marinho (PSDB) comemorou a nova conquista. “É mais um reconhecimento que vem para consolidar de forma definitiva o Metrópole Digital, um projeto que começou como um sonho e hoje está transformando a vida de milhares de adolescentes, contribuindo com o desenvolvimento do nosso Estado”

 

A Lei de Informática prevê a isenção fiscal para as empresas de desenvolvimento de bens e serviços de informática e automação que dedicarem 5% de seu faturamento para instituições com pesquisas e desenvolvimento de produtos nessa área. O IMD agora está apto a apoiar as empresas de pesquisa e inovação.

 

Com isso, o Instituto possui nova forma de receber recursos de empresas privadas para desenvolver projetos e estudos para as mesmas. Os recursos poderão ser investidos na contratação de recursos humanos, compra de equipamentos e construção de laboratórios, por exemplo.

 

O Metrópole Digital foi criado por Rogério durante seu mandato como deputado federal. A partir de 2009, foi implantado pela UFRN, tornando-se hoje um dos principais projetos da Universidade. Apenas por iniciativa do ex-parlamentar, o programa recebeu cerca de R$ 45 milhões, por meio de emendas e recursos conquistados junto aos órgãos federais.

 

 

Rolar para cima