Rota das Emoções é tema de palestra sobre destinos do ICCABAV

Capacitação teve como objetivo auxiliar os agentes de viagens a incrementar pacotes turísticos para os Lençois Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE)


Adriano Brito, diretor da agência de viagens maranhense Gekos Receptivo, e Bya Mello, da Piauitour Receptivo, estiveram à frente da palestra sobre a Rota das Emoções

Após definir como meta para este ano a implantação de um processo de certificação dos agentes de viagens em destinos turísticos, o Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional (ICCABAV) promoveu, no início do mês de junho, em parceria com o Sebrae, um treinamento sobre a Rota das Emoções. Realizado na sede da ABAV-SP, a palestra, ministrada por empresários atuantes na Rota, teve como objetivo detalhar os atrativos do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses (MA), do Delta do Parnaíba (PI) e do Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e, ainda, contribuir para a elaboração de pacotes turísticos diferenciados.

“Nossa expectativa é incrementar o fluxo de visitantes e, consequentemente, ampliar nossa carteira de clientes para a comercialização da Rota das Emoções”, afirmou Anderson Rebelo, consultor do Sebrae. Atualmente, 14 municípios contemplam o roteiro; no entanto, este número deverá subir para 17, uma vez que outros quatro já solicitaram permissão para integrá-lo.

Conhecimento aprofundado

De acordo com o empresário Adriano Brito, diretor da agência de viagens maranhense Gekos Receptivo, os três principais destinos que integram a Rota são Jericoacoara, Parnaíba e Barreirinhas. “Para chegar a Jericoacoara, o ideal é fazer o percurso pela praia, pois a vista é mais bonita, contempla todo o litoral e oferece inúmeras opções de hospedagem”, disse. “O aconselhável é que o passageiro passe pelo menos duas noites em Jeri, para que possa aproveitar os passeios nas praias, dunas e lagoas e, inclusive, visitar a Duna do Pôr do Sol, que apresenta um dos mais belos crepúsculos do Nordeste brasileiro”, complementou.

Ao chegar ao Piauí, o destaque é para a área de proteção ambiental do Delta do Parnaíba, arquipélago de 2.700 m² de extensão constituído por mais de 70 ilhas, nas quais os principais atrativos são os passeios de lancha, visitas às dunas de areia, a rica variedade gastronômica – a cata de caranguejo, inclusive, é uma atividade bastante procurada no local – e a proximidade com a flora, sobretudo no que diz respeito à revoada dos guarás, ave de cor escarlate típica da região. Segundo Bya Mello, da Piauitour Receptivo, “Parnaíba dispõe da maior infraestrutura hoteleira desde São Luís e Jericoacoara” e o acesso ao local está facilitado desde que a Azul Linhas Aéreas passou a operar três voos semanais para o destino.

Com relação ao Maranhão, a sugestão é de que o passageiro pernoite no vilarejo de Caburé, conheça o artesanato produzido pela comunidade do município vizinho de Vassouras e siga para Barreirinhas, porta de entrada para os Lençois Maranhenses. Além do passeio pelas dunas e pelo Rio Preguiças, o destino conta com diversas opções de lagoas – destaque para a Lagoa Azul, da Preguiça e Esmeralda. O parque está a 260 quilômetros da capital São Luís, cidade que concentra rico patrimônio histórico e cultural, gastronomia variada e agitada vida noturna, com amplas opções de restaurantes.

Nas palavras de Lilian Soares da Silva, estudante de Turismo na Universidade Anhanguera, uma das participantes desta primeira edição do curso, “a exposição dos palestrantes foi bem convidativa; souberam explicar bem e atenderam às minhas expectativas”, declarou.

Rolar para cima