O roteiro integrado “Civilização do Açúcar – Caminhos do Engenho” – na Paraíba, Pernambuco e Alagoas – será uma das atrações a serem apresentadas pelo Ministério do Turismo no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que vai acontecer nos dias 1º a 5 de julho em São Paulo. Para consolidar o roteiro, uma equipe integrada por técnicos do Governo do Estado (através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico), MTur, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Marca Brasil encerrou nesta quarta-feira (21) uma visita técnica de dois dias a sete municípios paraibanos.
A visita técnica foi realizada em Pilões, Serraria, Bananeiras, Areia, Alagoa Nova, Alagoa Grande e João Pessoa, que, segundo Fernanda Melo, gerente de interiorização da Secretaria de Turismo, são os municípios paraibanos que estão sendo trabalhados para serem definitivamente inseridos no roteiro. A visita da comitiva, segundo ela, teve o objetivo de avaliar o território, analisar a viabilidade logística e a tematização do roteiro integrado. Também estão sendo observados critérios como infra-estrutura, atrativos e serviços turísticos disponíveis, tempo de percurso e sinalização turística.
A gerente do projeto do Instituto Marca Brasil, Márcia Lemos, revelou que o roteiro deverá estar concluído até dezembro deste ano, mas que ele será apresentado no Salão do Turismo “da melhor forma que estiver estruturado”. Para isso, será criado ainda um Conselho Gestor e serão realizadas Oficinas para a estruturação do roteiro. Na visita que aconteceu na Paraíba, a comitiva avaliou os empreendimentos como hotéis, pousadas, restaurantes e museus. Na equipe estavam consultores de Mercado, Turismo e Produtos Associáveis.
Márcia Lemos revelou que teve uma excelente impressão das cidades de Areia e Bananeiras, assim como afirmou que em Pilões ainda não há produtos prontos. Após essa análise, que também será feita a partir de quinta-feira (21) nos municípios de Maragogi, Maceió, União dos Palmares, Pilar, Marechal Deodoro e Coruripe, em Alagoas, serão definidas as cidades que serão inseridas no roteiro para ser colocado na prateleira. Em Pernambuco a comitiva irá visitar Goiana, Vicência, Nazaré da Mata, Itamaracá, Igarassu, Olinda, Recife e Ipojuca.
O roteiro “Civilização do Açúcar – Caminhos do Engenho” é inspirado na importância da cana-de-açúcar e seus derivados na formação do Brasil e agrupa e transforma em atrativos turísticos a influência social, política e econômica da sociedade de senhores e escravos, além de ícones como a produção da cachaça e da rapadura e seu importante legado cultural.