Workshop para profissionais de turismo e jantar com representantes da WTTC estão entre as ações realizadas durante a Feria Internacional de Turismo (Fitur) para apoiar a comercialização de novos destinos brasileiros na Espanha
Investir na comercialização de novos destinos brasileiros para atrair os espanhóis. Esse é o objetivo do Brasil durante a Feria Internacional do Turismo (Fitur), que acontece entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, em Madrid, Espanha.
A Feira contará com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e da presidente da Embratur, Jeanine Pires. Na agenda do Brasil, um workshop em parceria com a Associação Brasileira do Turismo Receptivo Internacional (Bito) e as empresas aéreas TAP e TAM, marcado para segunda (26), às 19h, no hotel Meliá Princês. O workshop tem o objetivo de aproximar os cooperados brasileiros que estarão na Fitur e operadores e agentes de viagens espanhóis.
Para completar a agenda do Brasil na Fitur, será realizado um jantar com representantes do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), na terça-feira (27), às 19h30, na Embaixada do Brasil. O jantar irá celebrar a realização do 9º Fórum Mundial de Turismo no Brasil (Florianópolis, nos dias 15 e 16 de maio) e contará com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e da presidente da Embratur, Jeanine Pires. Antes do jantar, está marcada uma reunião do Comitê Descubra o Brasil com a presença do embaixador do Brasil na Espanha, José Viegas, às 17h30.
A executiva do Escritório Brasileiro de Turismo na Espanha, Fernanda Hummel, explica que a promoção de novos destinos turísticos do Brasil será o foco do novo estande brasileiro que estreia na Fitur. “Há alguns anos, a Embratur apresenta ao turista espanhol um Brasil diferente com destinos não só de praia, mas também de cultura, aventura e ecoturismo, negócios e incentivos e esportes, desde o golfe até o kitesurf”, afirmou a executiva.
Ainda com o objetivo de orientar os profissionais espanhóis, a Embratur irá disponibilizar no estande do Brasil o novo Manual de Vendas produzido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur. O material, construído com base no Plano Aquarela, apresenta um portifólio das atrações brasileiras de forma ilustrada e organizada para auxiliar operadores e agentes internacionais. Mais que belezas brasileiras, o guia disponibiliza informações gerais do país com dicas sobre clima, câmbio, pedido de visto e duração de voos para o Brasil entre os principais países emissores, além de listas de embaixadas, consulados e secretarias de turismo.
Mercado Espanhol
A Espanha é um mercado de alta prioridade para a promoção turística do Brasil. O país é o nono maior emissor de turistas para o Brasil. Entre 2002 e 2007 o número de visitantes espanhóis em território brasileiro teve um aumento de 89,7%. A frequência aérea entre os dois países também cresceu. O número de voos entre Brasil e Espanha aumentou 19,60% de 2007 para 2008 com a criação de 68 novos voos semanais.