Evento será realizado durante a WTM Latin America 2014, que acontece entre 23 e 25 de abril em São Paulo
Os visitantes da WTM Latin America 2014, a feira mais internacional da indústria do turismo no continente americano, terão acesso ao mais recente estudo sobre o vibrante mercado de turismo brasileiro – que será apresentado durante a WTM Vision Conference, no último dia da programação. O evento acontecerá entre 23 e 25 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, simultaneamente ao 41º Encontro Comercial Braztoa, e oferecerá prognósticos cruciais sobre a indústria, já que o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo da FIFA este ano e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
Tal como acontece com outras “Vision Conferences” da WTM ao redor do mundo, a palestra a ser realizada na WTM Latin America contará com a inteligência de mercado de primeira linha da Euromonitor International, especializada em pesquisas, com uma extensa rede de analistas estratégicos em 80 países. Todos os presentes na WTM Vision Conference – São Paulo receberão gratuitamente uma cópia do exclusivo Relatório Euromonitor International (que custa £ 1000).
Alexis Frick, Pesquisador Associado da Euromonitor International, apresentará a Análise e Previsão para o Mercado de Turismo 2014, com foco no Brasil. “As viagens de negócios e a aviação são importantes pontos de crescimento no Brasil. No entanto, o país enfrenta muitos desafios: manifestações, a pressa para concluir os projetos de infraestrutura e uma capacidade instalada insuficiente, juntamente com o fato de o turismo não ser colocado atualmente como uma das prioridades de gastos por parte dos consumidores”, afirma Frick.
“No ano passado o número de desembarques internacionais de turistas foi um recorde no mundo todo com um crescimento de 5%, saltando para 1.087 milhões”, comenta Paul Nelson, Gerente de Imprensa e Relações Públicas da WTM, que abrirá a WTM Vision Conference. “O Brasil, que figura entre as emergentes e interessantes nações do BRIC, teve um crescimento substancial nos gastos no exterior (+14%) em 2013. O país também está em vias de cumprir a meta de receber sete milhões de turistas internacionais em 2014”, conclui Nelson.
Os participantes da edição inaugural da WTM Vision Conference – São Paulo, realizada em 2013 durante a primeira WTM Latin America, assistiram a uma discussão sobre o crescimento expressivo na construção de hotéis no Brasil, bem como as tendências entre os consumidores, que com o aumento de renda tornam-se mais ativos no uso de celulares e mídias sociais.
A edição latino-americana da WTM Vision Conference é a segunda de uma série de seis “Vision Conferences” que acontecerão ao redor do mundo nos próximos meses. A primeira foi sediada em Moscou no dia 9 de abril e a terceira acontecerá em Cape Town, África, em 2 de maio. Já a quarta será realizada em Dubai (6 de maio), a quinta em Xangai (8 de maio) e a última em Rimini, na Itália, em 9 de outubro.
Sobre a WTM Latin America e o Encontro Comercial Braztoa
Trazida à cidade de São Paulo pela Reed Travel Exhibitions, após 34 anos de sucesso da feira WTM London, a WTM Latin America 2013 atraiu, ao longo dos seus três dias, mais de 17 mil visitas, entre expositores e visitantes profissionais de turismo do mundo inteiro, que puderam estreitar laços, realizar novos contatos e fechar grandes negócios.
A parceria realizada com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) resultou no acontecimento do tradicional e bem-sucedido Encontro Comercial BRAZTOA junto à WTM Latin America.
Empresas do Zimbábue, Botswana, Namíbia, Malásia, Tailândia e de vários outros países apostaram na região e vieram mostrar suas ofertas turísticas. Os europeus e norte-americanos, que atualmente recebem a maior parte dos turistas da América Latina, também marcaram forte presença – a exemplo da Alemanha, principal patrocinadora da edição de 2013 do evento, que veio focada em se tornar o primeiro destino dos brasileiros na Europa.
A qualidade e variedade de produtos à disposição na feira impressionaram os compradores. Como resultado, expositores fecharam um grande número de acordos comerciais e muitos já querem aumentar suas participações em 2014. Diversos outros destinos internacionais que querem alcançar os crescentes mercados da América Latina vieram como visitantes para avaliar a feira e, entusiasmados com o que viram, já reservaram seus próprios espaços para 2014.
Buscando o foco na qualidade de seus compradores a feira trouxe também 150 hosted buyers (compradores convidados) de todas as regiões do mundo, que estavam em busca de oportunidades não só no Brasil – impulsionados também pelos grandes eventos mundiais que serão sediados no país nos próximos três anos – mas em toda a América Latina.
O sucesso da WTM Latin America se deveu também aos seus diferenciais, que haviam sido, até então, pouco explorados por outras feiras no continente – como, por exemplo, o foco tanto no turismo outbound (emissivo) quanto no turismo inbound (receptivo internacional), bem como oportunidades de negócios e atividades específicas para os segmentos de Turismo MICE (Meetings, Incentive, Congresses and Exhibitions) e Corporativo, além do Lazer.
Além de Fóruns dedicados a esses segmentos, a WTM Latin America promoveu e realizou diversos outros eventos paralelos. Na ocasião, mais de 30 palestras, seminários e encontros permitiram que os protagonistas do turismo latino-americano e mundial pudessem discutir os desafios e identificar as melhores oportunidades do setor.