Iniciativa chega como parte da Jornada da Produtividade, um esforço conjunto para atender a um número significativo de empresas no estado
(Fotos: Inove)
O Sebrae Paraná, em parceria com o Senai Paraná, lançou oficialmente a Trilha Sebrae Indústria, um programa inovador que visa transformar a gestão e a competitividade das micro e pequenas indústrias com soluções em Estratégia de Gestão. Durante o evento, realizado no dia 17 de dezembro, foram apresentados os detalhes dessa importante iniciativa, que chega como parte da Jornada da Produtividade, um esforço conjunto para atender a um número significativo de empresas no Paraná e em outras regiões do Brasil.
A Trilha Sebrae Indústria tem como objetivo atender até 500 indústrias em 2025, oferecendo suporte direcionado às necessidades específicas de cada negócio. A coordenadora estadual de Indústria do Sebrae PR, Suelen Suzuki, destacou que o programa é estruturado a partir de seis pilares essenciais para a gestão das empresas: pessoas, processos, finanças, marketing, inovação e estratégia. Cada um desses pilares foi desenvolvido para resolver as principais dificuldades enfrentadas pelas indústrias, como a gestão financeira, implementação de estratégias de marketing no modelo B2B e a busca por soluções inovadoras.
“A ideia é complementar o atendimento realizado pelos Agentes Locais de Inovação, trazendo uma abordagem focada em capilaridade e em um fluxo contínuo para as empresas inseridas na Jornada da Produtividade e no Brasil Mais Produtivo”, explicou Suelen Suzuki. Ela reforçou que o material e as capacitações serão oferecidos de forma gratuita, com a apresentação das etapas do programa previstas para janeiro de 2025.
O diretor técnico do Sebrae/PR, César Risseti, agradeceu pela parceria com o Senai e ressaltou a importância de uma atuação direcionada a segmentos específicos da indústria. Ele mencionou que, a partir de 2025, será possível oferecer soluções customizadas, principalmente para micro e pequenas empresas, que enfrentam enormes desafios devido às transformações tecnológicas e às mudanças no ambiente de mercado. “A união e o trabalho colaborativo são diferenciais importantes para ampliarmos resultados e gerar mais valor ao setor industrial”, afirmou Risseti.
Já Fabiane Franciscone, diretora regional do Senai Paraná, reforçou o impacto da parceria com o Sebrae: “Essa parceria com o Senai era muito aguardada, pois as trilhas de conhecimento complementam nosso principal produto, a Jornada da Produtividade. Com essa continuidade ao programa Brasil Mais Produtivo, a parceria com o Senai vai possibilitar a qualificação gratuita de micro e pequenas empresas, o que representa um grande diferencial. O Sebrae, como parceiro de qualidade na formação, contribuirá para enriquecer ainda mais o programa Jornada da Produtividade”.
Além disso, o gerente sênior de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná, Fabiano Scheer Hainosz, falou sobre os avanços do programa e destacou a importância da integração entre as diferentes partes envolvidas. “Com a Jornada, temos uma abordagem integrada que não só foca nos desafios internos das empresas, mas também nos dados do mercado, ampliando o impacto da nossa consultoria”, afirmou.
O programa oferecerá uma trilha 100% gratuita para micro e pequenas indústrias paranaenses, abrangendo pilares de pessoas, processos, finanças, marketing, inovação e estratégia.