O melhor queijo do mundo é português

O melhor queijo do mundo é português

Pela primeira vez realizados em Portugal, os World Cheese Awards 2024 consagraram o Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar com o título de “Melhor Queijo do Mundo”

O queijo português produzido na Soalheira, município do Fundão, destacou-se entre os 104 Super Gold escolhidos pelo exigente paladar de um júri composto por mais de 250 especialistas, após uma segunda ronda de avaliação que elegeu os 14 melhores queijos do mundo

Viseu fica na história dos Óscares do Queijo como a maior edição nos 36 anos do evento, com um recorde de 4.786 queijos de 47 países em competição e a maior e mais premiada delegação portuguesa de sempre, com 182 queijos a concurso e 87 prémios conquistados, entre eles 4 Super Gold



O Queijo de Ovelha Amanteigado, produzido pela Quinta do Pomar, é o grande vencedor da edição de 2024 dos World Cheese Awards, que, pela primeira vez, se realizaram em Portugal, transformando Viseu na capital mundial do queijo ao longo deste fim de semana. 

Produzido na Soalheira, Serra da Gardunha, município do Fundão, o queijo português destacou-se entre os 4.786 exemplares que estiveram à prova no Pavilhão Multiusos de Viseu, onde um exigente júri composto por mais de 250 especialistas elegeu 104 queijos Super Gold

Após uma segunda ronda de avaliação que reduziu esta lista a apenas 14 finalistas, o Super Júri pontuou cada um dos queijos, coroando o Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar com a pontuação mais elevada e o título de “Melhor Queijo do Mundo, superando a forte concorrência de países como Espanha, Itália, Suíça, Estados Unidos, Noruega ou Brasil. 

Esta é a primeira vez que um queijo português vence o mais elevado galardão atribuído pelos Óscares do Queijo, sucedendo ao Nidelven Bla, queijo produzido na Noruega e vencedor da edição de 2023. Um resultado histórico para Portugal e que é o culminar de uma edição que ficará como um marco incontornável para a participação portuguesa nos World Cheese Awards, ao reunir em Viseu a maior delegação nacional de sempre, com 182 queijos em competição.

Além do vencedor do título de “Melhor Queijo do Mundo”, houve mais três Super Gold portugueses e, aos quatro queijos com o galardão mais elevado, somam-se ainda 11 queijos nacionais eleitos gold34 com selo silver e 38 bronze, totalizando 87 premiados.

A lista dos 14 queijos finalistas pode ser consultada aqui. Os vencedores dos troféus dos World Cheese Awards serão anunciados na segunda-feira, 18 de novembro.

Um festival de queijos para saborear até domingo

Até domingo, Viseu continua a ser paragem incontornável para todos os fãs e apreciadores já que a competição pelos Óscares do Queijo está longe de ser o único prato forte: há um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao grande público e de acesso gratuito, que garantem um fim de semana repleto de atividades em torno do queijo, incluindo uma feira de produtores, provas e apresentações de produtos, bem como harmonizações de vinhos com queijos

No total, a Arena World Cheese Awards 2024, instalada no Pavilhão Multiusos de Viseu, conta com 2400 metros quadrados, onde podem ser vistos os quase 4.800 queijos em competição, incluindo um espaço Super Gold reservado aos 20 melhores queijos do mundo. Além desta área, os visitantes poderão percorrer os 1500 metros quadrados da Tenda Viseu, reservada aos produtores da região, com mais de 100 stands, e que reúne também algumas das mais exclusivas marcas mundiais do setor e patrocinadores internacionais.

Ao longo dos 3 dias do evento, há provas comentadas, degustações, workshops de queijos e produtos regionaisoito sessões de showcooking com alguns dos melhores chefs nacionaismúsica ao vivo, diversas atividades em torno do queijo e muitas surpresas.

O evento, conhecido como os Óscares do Queijo e organizado há mais de três décadas pela Guild of Fine Food, reúne em Viseu, este fim de semana, os maiores produtores mundiais, com destaque para um número recorde de produtores e queijos nacionais em competição, a par de especialistas, críticos gastronómicos e apreciadores dos quatro cantos do mundo. Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados presentes.

Esta será a 36ª edição daquele que é o maior evento dedicado exclusivamente ao queijo a nível mundial. A cidade de Trondheim, na Noruega, foi a anfitriã da edição do último ano, recebendo um número recorde de 4.502 queijos, avaliados por um júri de 264 especialistas, classificadores, compradores, retalhistas .

Rolar para cima