Portugal tem, mais uma vez, um papel de destaque na Intur, a Feira Internacional de Turismo de Interior, Intur, que está a decorrer em Valladolid até ao próximo domingo.
A feira tem uma dupla vertente, uma jornada para profissionais, Intur Business, que terá lugar na quinta-feira, dia 14, e a grande exposição aberta ao público, Intur Travellers, que começará na sexta-feira, dia 15. Aí, os visitantes poderão descobrir as infinitas propostas apresentadas por destinos e empresas de todo o país, desde o turismo termal do norte ao cultural e patrimonial do sul.
Destinos como a região de Lisboa, Porto e Norte e Centro são clássicos na Intur, que este ano celebra a sua 27ª edição. A par destes territórios, a Intur Viajeros dará a conhecer a riqueza turística do Alto e Baixo Alentejo, Castelo Branco, Beiras e Serra da Estrela, Região de Leiria, Guarda, Oeste, Alto Tâmega e Terras de Trás-Os-Montes.
A oferta para o visitante completa-se com Oliveira de Frades, Barcelos, Felgueiras, Loulé, Óbidos, Vila Viçosa, Lagos, Terras de Pena, Dueceira, Termas de Monfortinho, Pedra Pura Resort, Alcaçovas e Castinheria de Pèra. Em suma, um catálogo vivo da riqueza e diversidade do turismo de interior português.
Os viajantes exigem experiências e na Intur têm a oportunidade de desfrutar de uma “antevisão” sensorial do que Portugal tem para oferecer. Por exemplo, a Covilhã fará uma degustação do seu famoso molho e da sua tarte de pastinaca; o Alto Tâmega e o Barroso também oferecerão provas dos seus produtos típicos; assim como a Guarda e a Dueceira, que apresentarão os licores Terras de Chanfana. Estes são apenas alguns exemplos das actividades que decorrerão até domingo, dia 17, na Feira de Valladolid.
Intur Negocios
Portugal tem também uma presença importante na conferência Intur Business para profissionais, quer através dos operadores turísticos que participam no mercado contratante, quer através das empresas e especialistas que vão participar nas acções de formação Intur Talks.
Este é um espaço onde são abordadas questões como a promoção de destinos ou a criação de produtos turísticos. Este ano, o coordenador científico do Geopark Naturtejo, Carlos Neto de Carvalho, vai falar sobre a experiência dos geoparques portugueses na promoção colaborativa destes destinos. Neto de Carvalho é também o coordenador do grupo de trabalho para o turismo da Rede Europeia de Geoparques da UNESCO.
O desenvolvimento da rede de geoparques portugueses, composta por seis destinos, aposta na coesão territorial, na redução da sazonalidade e no aumento do seu valor.
Factos interessantes:
Intur Negocios: Quinta-feira 14
Só para profissionais
Horário: das 9h30 às 18h30
Local: Pavilhão 3
Intur Viajeros: de sexta-feira 15 a domingo 17
Entrada: gratuita com registo prévio no sítio Web até quarta-feira, 13, às 15h00.
Bilheteira: 5 euros (crianças com menos de 12 anos, grátis)
Horário: das 10h30 às 20h30
Local: Pavilhão 3
www.feriaintur.com / www.arpaturismocultural.es