Embratur apoia Vbrata em Londres, Birmingham, Manchester (na Inglaterra) e Dublin (na Irlanda) para promover destinos do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Visit São Paulo e Foz do Iguaçu (PR)Roadshow em Londres reuniu, na terça-feira, 65 operadores e agentes de viagens britânicos (Foto: Embratur/Divulgação) – Os destinos brasileiros invadem o Reino Unido e a Irlanda na etapa final do roadshow promocional promovido pela Visit Brazil Travel & Cultural Association (Vbrata) em parceria com a Embratur. A ação faz parte do Vbrata Brasil Roadshow Europa & Reino Unido, que já passou pela Itália, Espanha, Alemanha, França e Portugal e, na última terça-feira (29), reuniu 65 operadores e agentes de viagens locais em Londres, capital da Inglaterra, para apresentar destinos do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Visit São Paulo e Foz do Iguaçu (PR).
A ação visa ampliar o conhecimento do trade turístico europeu e britânico sobre como comercializar os destinos brasileiros. O roadshow passou, nesta quarta-feira (30), pela cidade inglesa de Birmingham, e nesta quinta (31) acontece em Manchester; nesta sexta (1º) é a vez de Dublin, na Irlanda. O objetivo final é gerar mais vendas e aumentar o número de turistas britânicos e irlandeses que viajam para o Brasil, e a ação foca na capacitação sobre o país, a cultura brasileira, os destinos e as experiências, gerando oportunidade de negócios e inserção das cidades turísticas brasileiras nas prateleiras dos países europeus.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou a importância da aproximação do Brasil com o mercado turístico britânico e irlandês. “Segundo a pesquisa com consumidores britânicos feita pela PENTA, a pedido da Embratur, 68% têm interesse em conhecer o Brasil. De acordo com a Global Data, 44% das emissões de passagens do mercado do Reino Unido são emitidas pelo trade turístico, sendo 47% via agências de viagem. O que fazemos é com base em dados, e esses números mostram a importância de capacitarmos os agentes de viagens sobre os destinos nacionais, tanto entre os britânicos quanto os irlandeses”, explicou.
Para completar, de acordo com o Portal de Dados da Embratur, o volume de viagens do Reino Unido para o Brasil em 2023 cresceu 48% em relação ao ano anterior, com o Brasil como principal destino na América do Sul. E de janeiro a setembro de 2024, o número de chegadas desses turistas foi de 111.114, 18,2% a mais que no mesmo período que no ano anterior. O roadshow faz parte da estratégia para maximizar a promoção do Brasil no mercado britânico.
Já no caso da Irlanda, de janeiro a setembro deste ano o Brasil recebeu 32.204 turistas irlandeses. O registro é pouco mais de 20% maior que no mesmo período do ano passado, quando o número de entradas do país nos destinos brasileiros foi de 26.795.
O presidente da Vbrata, Glauco Fuzinatto, destacou a importância da parceria com a Embratur na ação. “O apoio da Embratur na promoção em parceria com os destinos para o trade britânico e irlandês é fundamental para ampliar o conhecimento e motivar os agentes de viagens a descobrir e vender mais o Brasil. Neste sentido, os roadshows da Vbrata são uma ferramenta fundamental para capacitação dos agentes de viagens proporcionando um conhecimento aprofundado e atualizado sobre os destinos brasileiros, o que se traduz em resultados concretos para o crescimento do setor”, disse.
Vbrata
Fundada em 2011, a Vbrata congrega empresas aéreas, operadores de turismo, agentes de viagem e o trade turístico emissivo para o Brasil. Baseada em Londres, a associação se destina à promoção do Brasil e destinos patrocinadores da entidade junto ao trade emissivo europeu.