Número de passageiros domésticos da LATAM em Congonhas e Brasília cresce 8% nos sete primeiros meses de 2024

Resultados consolidam LATAM como a companhia aérea que mais investe no Brasil e a que mais conecta viajantes nos dois maiores hubs domésticos do Brasil

– O número somado de passageiros domésticos da LATAM nos aeroportos de Congonhas e Brasília cresceu 8% nos sete primeiros meses de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na prática, o volume passou de 9 milhões de janeiro a julho de 2023 para cerca de 10 milhões no mesmo período de 2024 – sendo mais de 5,6 milhões em Congonhas e quase 4,2 milhões em Brasília. Os dados são da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Os resultados consolidam a LATAM como a companhia aérea que mais investe no Brasil e a que mais conecta viajantes nos dois maiores hubs (centros de conexão) domésticos do Brasil. No período analisado, a LATAM também constatou que Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador foram os destinos mais procurados pelos passageiros nos voos que partiram desses dois hubs, considerando o volume de passagens vendidas.

Já as rotas com maior crescimento em número de passageiros em relação a 2023 foram São Paulo/Congonhas-Curitiba (+37%) e São Paulo/Congonhas-Florianópolis (+33%), Brasília-São Paulo/Congonhas (+29%), Brasília-Curitiba (+22%) e Brasília-Salvador (+20%).

Atualmente, em número de voos, a LATAM é responsável por 41% da operação total de Congonhas e 48% da operação do aeroporto de Brasília. Ao todo, a companhia operou 72,4 mil voos domésticos nesses aeroportos de janeiro a julho de 2024, sendo quase 44 mil em Congonhas e quase 29 mil em Brasília. Os voos domésticos da companhia tiveram um crescimento de 2% em Brasília, enquanto em Congonhas o número foi similar ao mesmo período do ano anterior.

Ainda assim, a taxa média de ocupação dos voos domésticos da LATAM saindo dos dois aeroportos em 2024 teve crescimento significativo, com 80% de ocupação em Congonhas (6% superior ao mesmo período de 2023) e 82% em Brasília (4% superior ao mesmo período de 2023).

O INVESTIMENTO E O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL

Atualmente, a LATAM é a empresa que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Na operação internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.

Como consequência, a LATAM lidera a aviação brasileira desde 2021 (market share calculado em RPK¹), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

Em 2024, a LATAM já adicionou 1 milhão de assentos domésticos no Brasil e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no País. Ao todo, a companhia prevê para 2024 um crescimento de 8% a 10% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil na comparação com 2023.

*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Rolar para cima