Alexandre frazão estreia “Quintessência” no encerramento do jazz em monserrate 2024

 

 

 

Último fim de semana do festival conta, igualmente, com a atuação de Margarida Campelo, que apresenta o álbum “Supermarket Joy”

 

 

A terceira edição do Jazz em Monserrate despede-se no próximo fim de semana do Parque de Monserrate, em Sintra. Os concertos ao pôr-do-sol, com início às 19h00, a cargo de Margarida Campelo, no dia 27 de setembro, sexta-feira, e de Alexandre Frazão, no dia seguinte, serão as últimas oportunidades para desfrutar de momentos de “Natureza e Jazz com os pés na relva”. O programa inclui, também, a derradeira sessão do concerto para famílias.

 

Margarida Campelo, cantora, compositora, multi-instrumentista e arranjadora, traz ao palco do Jazz em Monserrate “Supermarket Joy”, o álbum que marca o arranque da sua carreira a solo. Produzido por Bruno Pernadas, reúne um conjunto de 14 temas (13 originais e uma versão) onde a profusão de influências – que vão da pop à dance music, passando pelo R&B, o jazz experimental e o neo soul – revelam uma artista com uma identidade musical ímpar no panorama musical português e segura na sua originalidade. Neste concerto, estará acompanhada por Raquel Pimpão (coros e teclado), João Correia (bateria) e António Quintino (baixo elétrico).

 

O concerto de encerramento desta edição do festival caberá a Alexandre Frazão, nome incontornável do jazz português, que se estreia, finalmente, em nome próprio rodeado de jovens músicos: Rodrigo Correia no contrabaixo, Manuel Oliveira ao piano, Tomás Marques no saxofone e

Luís Cunha no trompete. O dinamismo e a agitação que o caracterizam serviram de motor à experimentação e criação necessárias para a construção coletiva de “Quintessência”, que apresentará ao público neste fim de tarde. O objetivo de Alexandre Frazão é semear e, com isto, garantir que o jazz feito por cá ficará em boas mãos.

 

No sábado, 28 de setembro, às 11h00, acontece a última sessão do concerto para famílias “O que é jazz?”, projeto que une a cantora e pedagoga Catarina dos Santos aos alunos de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Será a última etapa de uma viagem que levou à descoberta da história deste género musical, mostrando que o jazz é, afinal, uma música acessível a todos e muito versátil. No final do concerto, haverá a habitual jam session aberta a qualquer jovem estudante que já toque um pouco de jazz e que queira atuar com os alunos em palco.

 

A terceira edição do Jazz em Monserrate decorre até 28 de setembro, sempre às sextas e aos sábados. O festival, que aposta numa programação sólida e de grande qualidade aliada à beleza do Parque de Monserrate, recebe, este ano, pela primeira vez, artistas estrangeiros, que vêm juntar-se aos músicos nacionais.

 

O programa concebido por Inês Laginha, nova diretora artística do festival, é composto por oito concertos ao pôr-do-sol, quatro concertos para famílias e uma masterclasse gratuita, ambicionando envolver toda a comunidade: público, estudantes e profissionais do jazz.

 

Ponto de encontro de culturas, de gerações e de experiências, que são reflexo, quer da fusão de estilos arquitetónicos do palácio que preside ao grande relvado, quer do exótico jardim que acolhe esta experiência, o Jazz em Monserrate proporciona experiências únicas de música, natureza e património, numa atmosfera de descontração.

 

Os bilhetes para os concertos ao pôr-do-sol, ou seja, com início às 19h00, custam 15€ e estão à venda no site oficial do evento www.jazzemmonserrate.pt. Os portadores destes ingressos terão acesso ao transporte gratuito que será assegurado pela Scotturb nos dias do festival.

 

Nos dias dos concertos ao pôr-do-sol, às 17h00, será possível fazer uma visita guiada ao Parque e Palácio de Monserrate, mediante compra do respetivo bilhete online no site da Parques de Sintra.

 

O acesso aos concertos “O que é jazz?” é gratuito, mas requer a aquisição de bilhete de entrada no Parque e Palácio de Monserrate.

 

O Jazz em Monserrate é promovido pela Parques de Sintra, tem como mecenas o BPI e a Fundação “la Caixa” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Smooth FM é a rádio oficial do festival.

 

Mais informações e aquisição de bilhetes em www.jazzemmonserrate.pt

 

PROGRAMA JAZZ EM MONSERRATE 2024

 

 

 

Concertos ao pôr-do-sol (sextas e sábados)

 

06/09 – 19:00 | Eduardo Cardinho Quinteto “Not far from paradise”

 

07/09 – 19:00 | André Rosinha “Triskel”

 

13/09 – 19:00 | Emma Frank Quartet “Interiors”

 

14/09 – 19:00 | Filipa Franco Quinteto “Imagem”

 

20/09 – 19:00 | Trio de Jazz de Loulé + Jorge Rossy

 

21/09 – 19:00 | João Bernardo e Augusto Baschera

 

27/09 – 19:00 | Margarida Campelo “Supermarket joy”

 

28/09 – 19:00 | Alexandre Frazão Quinteto “Quintessência”

 

 

Concertos para famílias (sábados)

 

28/09 – 11:00 | “O que é o Jazz?”, com Catarina dos Santos, e Jam Session com alunos do Conservatório Nacional

 

 

Masterclasse

 

21/09 – 14:00 | Masterclasse com Jorge Rossy

 

 

Local:

Relvado do Parque de Monserrate

 

Preçário:

– Concertos ao pôr-do-sol: 15 €

– Concertos para famílias: gratuitos mediante compra de entrada no Parque e Palácio de Monserrate

– Masterclasse – gratuita mediante inscrição prévia

 

Bilhetes à venda online em www.jazzemmonserrate.pt

 

Informações úteis:

– O bilhete permite o acesso ao Parque de Monserrate a partir das 18h15.

– O público senta-se na relva, que tem uma inclinação pronunciada. Para maior conforto, recomenda-se o uso de agasalho, calçado confortável e manta.

 

 

Sintra, 24/09/2024

 

Uma imagem com texto, logótipo, Tipo de letra, símbolo

Descrição gerada automaticamente

 

A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Nos últimos dez anos, as áreas sob gestão da empresa (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 25 milhões de visitas.

A Parques de Sintra é detentora de onze World Travel Awards para Melhor Empresa do Mundo em Conservação, que venceu consecutivamente entre 2013 e 2023.

São acionistas da Parques de Sintra a Direção Geral do Tesouro e Finanças, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

 

Toda a informação sobre a Parques de Sintra pode ser consultada em www.parquesdesintra.pt.

 

 

 

 

 

 

 

Rolar para cima