Salão Nacional do Turismo: Embratur apoia lideranças a lançarem Associação Afroturismo Brasil (AFB)



Os principais atores do segmento se reuniram nesta sexta-feira (9), no Riocentro, no Rio de Janeiro; Auxílio institucional da Agência para o grupo será feito por meio de consultoria jurídica e parceriasAs principais lideranças do segmento estiveram no espaço dedicado ao tema no Salão. [Foto: Luiz Henrique Estevam]

 O espaço dedicado ao afroturismo no Salão Nacional do Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), recebeu, nesta sexta-feira (9), as principais lideranças do segmento. Apoiados institucionalmente pela Embratur, destinos, agências de turismo, startups e demais empreendimentos que atuam com o tema deram o primeiro passo para a fundação da Associação de Afroturismo do Brasil (AFB). Atualmente não há nenhuma entidade nacional que represente os interesses do segmento.
 

O anúncio ocorreu com a presença de representantes do segmento, como Kelly Tavares, Bruna Cordeiro, Thais Pinheiro, Andreia Piti, Nilzete Santos, Leandro Gonçalves, Carina Santos, Valdemar Vargas, Sayuri Koshima, Raquel Neves, Guilherme Soares Dias, além da coordenadora de Diversidade e Afroturismo da Embratur, Tania Neres, e representantes do MTur e do MIR. Também presente à cerimônia, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, reiterou que as ações de promoção do afroturismo brasileiro no exterior são prioridades desta gestão.
 

“O Brasil tem a obrigação de colocar o afroturismo como ferramenta fundamental de identidade brasileira. Não só de um modelo de economia, de modelo gerador de emprego e renda, mas de identidade. Quando falamos de afroturismo, falamos de protagonismo. A ideia de uma associação é muito importante para que vocês estejam à mesa sempre”, afirmou Marcelo Freixo.
 

Na ocasião, o presidente da Embratur explicou que o auxílio institucional da Embratur para o grupo retirar o projeto do papel será feito por meio de consultoria jurídica e com parceria, sem ônus financeiro. Também está à disposição da futura associação o EmbraturLAB, laboratório de inovação da Agência, que atuará para desenvolver soluções que sejam importantes para o setor.
 

”As associações de segmentos são fundamentais para garantir espaço à mesa dos grandes debates sobre o turismo em nosso país. Já há algum tempo há o interesse desses atores, que hoje fazem o afroturismo no Brasil ser essa potência em desenvolvimento. E a Embratur tem como ajudar, nos colocamos à disposição para dar esse empurrão inicial”, explicou a coordenadora de Diversidade e Afroturismo da Embratur, Tania Neres.
 

O fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias, acompanhou a cerimônia de início da associação. Ele reconheceu a importância da criação desse coletivo, que já vem sendo debatido entre os atores. “A gente já tem feito algumas reuniões e alguns passos para tentar viabilizar a formalização de uma associação. E ter esse apoio da Embratur vai ser fundamental para que isso, de fato, saia do papel. Somos todos pequenos empreendedores e a gente precisa que isso aconteça o mais rápido possível para que a gente tenha acesso às políticas públicas. Então, esse passo que a gente está dando hoje é histórico e é o primeiro. Eu espero que seja o primeiro de muitos”, comemorou Guilherme Soares.
 

Também presente ao evento, o subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador, Walter Pinto, ressaltou que a criação de uma associação de agroturismo dará ainda mais força ao tema. “Essa é uma iniciativa primordial para avançarmos na consolidação do que é o Afroturismo enquanto estratégia de desenvolvimento das nossas cidades, enquanto potência desse povo negro que sempre fez pela cultura, sempre fez pelo turismo, mas não acessava o protagonismo e também não tinha o retorno simbólico, o retorno também material e financeiro desse trabalho”, disse.
 

Outra importante ação da Embratur no Salão do Turismo foi a participação na identificação de co-expositores e na curadoria das atividades de afroturismo durante o evento. Na ala dedicada ao segmento, há oficinas de capoeira, de reggae, de Bumba meu Boi e de tambor de crioula, bate-papo, cooking show e outras iniciativas que valorizam a cultura afro. Lideranças importantes do segmento, como Antônio Pitta, do Diáspora.black; Solange Barbosa, conselheira nacional do Turismo pelo Coletivo Muda, e do subsecretário de de Turismo Salvador, Walter Pinto Júnior, além de outras autoridades e representantes do setor estão presentes no salão participando de atividades como as rodas de conversa sobre afroturismo em São Paulo, o Programa Rotas Negras e o turismo de base comunitária.

Rolar para cima