Vinho na tela: 4 filmes e séries imperdíveis para amantes da bebida

O vinho tem presença recorrente em produções audiovisuais, aparecendo em momentos de felicidade, tristeza, celebração, encontros românticos e, também, de forma didática. Seja coadjuvante ou protagonista, o néctar dos deuses sempre tem lugar na tela. Pensando nisso, o WOW – World for Wine, complexo cultural em Vila Nova de Gaia, região do Porto, em Portugal, composto por seis museusdez bares e restaurantesinúmeras lojasescola de vinho, compilou uma lista de quatro filmes e séries que exploram o mundo da bebida. Confira:

Uncorked (2020)

Acompanhe a jornada de Elijah, um jovem apaixonado por vinhos que sonha em se tornar sommelier. Enfrentando o dilema entre seguir seu sonho ou assumir o restaurante do pai, ele se dedica a horas de estudo e noites sem dormir para alcançar seu objetivo. Uma das frases ditas pelo protagonista no filme, “Acha que são apenas rolhas, mas não são”, ecoa como um convite à descoberta e a afirmação ganha vida ao explorar a cortiça, material utilizado para confeccionar as rolhas. No Museu da Cortiça do WOW toda a vida útil do produto é explicada de maneira muito interativa e divertida, revelando a riqueza por trás desse elemento.

Um brinde ao vinho (2017)

Documentário brasileiro com a sommelier Cecília Aldaz, que visita vinícolas no Brasil e no mundo. Além de proporcionar uma perspectiva feminina sobre esse mundo, a produção convida o público a conhecer o vinho de forma leve e descontraída, mostrando que a paixão pela bebida transcende fronteiras e gênero. Um dos museus do WOW é inteiramente dedicado ao vinho rosé: o Pink Palace. De maneira interativa e instagramável, cada uma das 5 salas mostra a história e a produção dos rosés no mundo, e oferece em cada uma delas uma taça da vibrante bebida para degustação.

Gotas Divinas (2023)

A série é inspirada no mangá “Kami No Shizuki” e acompanha a jornada de Camille, uma jovem que, após a morte do pai, descobre que pode herdar sua valiosa adega, desde que prove seus conhecimentos de enologia. Mesmo sem experiência anterior e sem nunca ter tomado a bebida, ela enfrenta o desafio ao competir pela posse da adega contra Tomine, pupilo de seu pai e talentoso enólogo. A série cativa leigos, nerds e amantes de dramas. Para diversificar e se aprofundar no tema, o WOW tem um museu incrível chamado The Bridge Collection um museu arqueológico que conta com mais de 2 mil artefatos usados por diferentes civilizações ao longo de 9 mil anos no ritual da bebida.

Somm (2012)

É um documentário que acompanha a trajetória de quatro aspirantes a Master Sommeliers, uma das mais prestigiadas certificações do mundo do vinho. Ideal para quem quer aprofundar os conhecimentos, esse filme mostra o quão pouco sabemos realmente sobre a bebida, inspirando os espectadores a explorar este universo. Se você não quer ser sommelier, mas gostaria de aprender sobre o vinho na prática, não deixe de conferir o museu The Wine Experience, no WOW, que mostra a história de todos os vinhos produzidos em Portugal. Além disso, o complexo oferece na sua Escola de Vinhos vários cursos para aprofundar ainda mais seus estudos.

Com histórias que vão desde a procura do conhecimento à herança das tradições familiares, essas produções proporcionam uma viagem enriquecedora pelo fascinante mundo do vinho, cativando espectadores de todas as origens e gostos. E se deseja sair do universo audiovisual e conhecer tudo sobre a bebida, faça uma visita ao WOW e explore o vinho de maneira única.

Sobre o WOW

WOW – World of Wine é um novo quarteirão cultural da região do Porto, Norte de Portugal. É constituído por sete museus, doze restaurantes/bares, lojas, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Está situado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e oferece uma vista avassaladora sobre a cidade do Porto e a Ponte Luís I.

Foi inaugurado em julho de 2020 a partir da requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganham assim uma nova vida ao serviço da cultura e da tradição do Porto e da região Norte de Portugal. O projeto de 55 mil metros quadrados tem como missão revelar o fator WOW da cidade e nasce da ambição de aumentar a capacidade de atração turística da região norte do país.

O WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Mas vai além e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal, como os têxteis e a moda. E não falta a componente gastronômica: há diferentes conceitos de restaurantes, bares e cafés para descobrir no local.

Saiba mais em https://wow.pt/pt

Rolar para cima