Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

8 passos para startups conquistarem bons investidores

Head de Venture Capital do Grupo Sai do Papel (SdP) selecionou algumas dicas de como conquistar novos investidores para sua startup.

Uma das etapas de crescimento de uma startup de sucesso implica em alcançar investimentos para alguns objetivos. Se a startup está no processo de ideação, precisa do investidor anjo para criar seu negócio. Depois, se ela já passou para a fase de investimentos seed, tende a buscar recursos para melhorar a gestão, o marketing, a infraestrutura e a tecnologia, entre outros pontos. Na fase série A, a startup já está bem resolvida, fatura o e lucra e está buscando recursos para escalar de fato exponencialmente seu crescimento. Assim como acontece nas séries B e C.
 

Em todas as fases de uma startup, os recursos de investimentos são bem vindos. No entanto, as startups iniciantes acabam ficando em dúvidas de como fazer para brilhar os olhos dos investidores. Para responder a esta e outras questões, convidamos o Head do Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, Guy von Oettingen-Gaul. Confira as etapas que ele selecionou:
 

1. Desenvolva um plano de negócios sólido
Um plano de negócios bem escrito e detalhado é essencial para atrair investidores. Ele deve incluir informações sobre a empresa, o mercado, a estratégia de negócios, as projeções financeiras e o plano de uso dos fundos. Este é o primeiro item que um investidor avalia. Se a startup não sabe nem fazer um bom plano de negócios, ela não vai conseguir convencer o executivo de que está pronta para um investimento e para gerir com eficiência o negócio.

2. Identifique os investidores-alvo

É importante entender qual tipo de investidor está procurando e como seu negócio se encaixa nos objetivos deles. Isso é o que chamamos tese de investimentos. Existem investidores que só investem em startups de impacto social, existem outros que só investem em setores, por exemplo, só investe em startups de energia e meio ambiente. Existem executivos focado em fintechs, outros em healthtechs e assim por diante. Então, primeiro você precisa conhecer quais são os potenciais investidores para o seu negócio, em que cidades eles ficam para então poder entender quem teria mais sinergia com o seu projeto.

3. Faça uma boa apresentação

Crie uma apresentação de slide curta e concisa que mostre aos investidores porque o seu negócio é uma boa oportunidade de investimento. Estatísticas do tipo potencial de mercado, dados projetados de crescimento, pesquisas sobre a dor de mercado que você resolve são importantes. Imagine que a apresentação é o seu cartão de visita, é o seu pitch de maneira escrita. Então, tudo o que você abordará no seu pitch precisa também estar descrito na sua apresentação de maneira eficiente e resumida.

4. Uma equipe multidisciplinar e tecnicamente capacitada brilha os olhos do investidor.

Os investidores querem ver que você tem uma equipe sólida, com pessoas que podem gerenciar o negócio em todas as suas especificidades e, mais do que isso, que possam fazer crescer e escalar o projeto. Apresente os membros-chave da equipe e suas qualificações. A sinergia entre os sócios, o engajamento das pessoas envolvidas, os modelos de remuneração para manter talentos e a habilidade de comunicação dos líderes estará sendo envolvida.

5. Demonstre o potencial de retorno do investimento:

Os investidores estão procurando oportunidades com potencial de retorno elevado. Por isso, mostre como o seu negócio pode gerar lucros significativos para eles. Mesmo que você ainda esteja na fase de ideação, é preciso ter a projeção de crescimento, as metas definidas, as ferramentas que você usará e como pretende chegar.

6. Seja honesto e transparente

Os investidores valorizam muito a honestidade e transparência. Seja aberto sobre quaisquer desafios ou incertezas que possam afetar o negócio e exponha isso na hora de falar com um investidor. Coloque o desafio com a solução que você acha que é a melhor também sendo apresentada. Vamos supor que você não saiba vender, mas todas as startups precisam de uma pessoa de vendas. Então, você pode colocar no plano um budget para contratação de um time de vendas, de ferramentas de vendas, etc. Além disso, esteja preparado para responder perguntas difíceis.

7. Estabeleça um Networking eficiente

Faça contato com outros empresários e investidores, participando de eventos, feiras e workshops. Seja proativo e tente entrar em contato com os profissionais do setor e também com os investidores. O mundo das startups tem por conceito a ajuda mútua. Se você se aproximar de hubs de negócios, aceleradoras, cursos e eventos do seu segmento, certamente receberá grande ajuda principalmente no quesito de expansão e parcerias que podem resultar em lucros diretos ou indiretos.

8. Faça follow Up:

Após o encontro, envie um follow-up, mostrando interesse e relevância pelo investidor. Nunca deixe de enviar algum material ou documento que ficou de entregar. Procure ser rápido, não deixe a informação no ar. Se ainda não tiver a resposta escreva dando um status. Isso mostra eficiência, comprometimento e acima de tudo, atenção aos detalhes que é um ponto fundamental de sucesso de negócios.

Esses são apenas alguns passos gerais para atrair investidores, no entanto, quando você já está em negociação há etapas mais complexas e elaboradas que as startups vivenciam, de acordo com as características de cada negócio.

Para o Head do Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, Guy von Oettingen-Gaul é preciso ter resiliência e persistir no processo, pois pode levar tempo para encontrar os investidores certos e fechar um bom acordo.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem