Untitled

Aqaba, na Jordânia, ganha novo Centro de Informações Turísticas

 
 
            Situado no Centro da cidade, espaço permite que turista assista a filmes, folheie os catálogos de atrações e relaxe no jardim
 
 

           
ggggg.jpg
           
Da esq. para a dir., o ministro de Turismo e Antiguidades da Jordânia, Nayef H. Al Fayez, a diretora da missão da USAID, Beth Paige, e o comissário-chefe da Zona Econômica de Aqaba, Naser Madadha
           
           


Aberto oficialmente neste último dia 25, pelo ministro do Turismo e Antiguidades da Jordânia, Nayef H. Al Fayez, e o comissário-chefe da Zona Econômica de Aqaba, Naser Madadha, na presença de personalidades, autoridades e representantes do setor de Turismo, o novoCentro de Informações Turísticas de Aqaba [Aqaba Tourist Information Center – ou “Aqaba TIC”].

A cidade de Aqaba, por sua vez, já é bastante conhecida dos turistas que visitam a Jordânia, por conta de seu clima ameno e de suas praias ideais para a prática de esportes aquáticos, como o mergulho entre os recifes de corais do Mar Vermelho, que também é lar de centenas de tipos de peixes coloridos.

O antigo Aqaba Tourist Information Center entrou em operação em setembro de 2005 a fim de promover a cidade de Aqaba como um destino global de turismo de alta qualidade, e para melhorar os serviços locais de turismo, colocar Aqaba no cenário mundial e reforçar sua identidade.

O novo Centro de Informações Turísticas de Aqaba – o primeiro a seguir este conceito na Jordânia e região – oferece serviços e informações exclusivos para os turistas, que podem ficar muito mais tempo no local, assistir a um filme, folhear os catálogos de atrações e relaxar no jardim. Localizado no coração da cidade, o Aqaba TIC está perto de todas os lugares e atrações e abre diariamente, durante todo o ano, das 8h às 18h.

Outras fontes de informação úteis para os turistas são o site www.aqaba.jo e a página do turismo de Aqaba no Facebook – www.facebook.com/pages/Aqaba-Tourism.

A conclusão do novo projeto do Centro de Informações Turísticas de Aqaba é resultado do esforço e apoio de diferentes organizações e entidades. Os desenhos conceituais e o design de interiores foram fornecidos pelo Jordan Tourism Development Project. A USAID Community and Economic Development Program (ACED) financiou o projeto e deu apoio técnico para obras de execução, expansão e decoração do novo centro.

De acordo com as estatísticas do Aqaba Tourist Information Center (TIC), desde que foi criado em 2005 até o final de março de 2012, o centro recebeu 73.981 visitas.

Serviços oferecidos pela equipe do Aqaba TIC:

1. Informar e fazer todo o possível para ajudar o turista;
2. Fornecer informações para hospedagem, transporte, atrações e outros locais, como bancos, restaurantes e eventos;
3. Responder a pedidos de turistas, visitantes, moradores locais e do setor do turismo em Aqaba (por telefone, pessoalmente ou por emails);
4. Sugestões e conselhos de itinerários;
5. Fornecer mapas e folhetos sobre Aqaba e arredores aos turistas, produzidos com o apoio da USAID, que incluem informações sobre restaurantes, entretenimento, lojas e centros de mergulho, bem como informações sobre sítios arqueológicos e atrações turísticas em Aqaba e nas proximidades, como Petra, Wadi Rum e os países vizinhos. As publicações estão disponíveis em oito idiomas: árabe, inglês, francês, espanhol, russo, alemão, sueco e italiano;
6. Receber reclamações e sugestões dos visitantes;
7. Manter o contato para garantir a satisfação do cliente.

Papel do Aqaba TIC junto ao setor privado do turismo da cidade de Aqaba:
1. Construir uma rede de interessados em turismo, incluindo um banco de dados com todos os contatos, perfis de empresas e uma pessoa de cada entidade para contato pessoal;
2. Atuar como um agente entre os turistas e os operadores turísticos locais para comercializar os serviços que eles oferecem em Aqaba;
3. Distribuição dos folhetos do setor privado;
4. Promover os eventos especiais do setor privado.

A equipe do Information Center pretende representar o centro regional e globalmente através de:
1. Promoção do Aqaba TIC através da realização e assistência em eventos ao redor de suas instalações;
2. Promoção da localização do Aqaba TIC através de projetos e produção de diferentes materiais promocionais;
3. Representar o Aqaba TIC em eventos, shows e exibições de nível local, nacional, internacional e regional;
4. Promover o Aqaba TIC em guias de viagem internacionais e revistas de viagem locais;
5. Mobilização da TIC para um grupo alvo especial (eventos, chegadas de navios de cruzeiro e viagens de incentivos)

A fim de fornecer informações corretas e precisas, a equipe do TIC instalou um banco de dados claro e estruturado, incluindo todas as informações pertinentes relativas a serviços e produtos turísticos. Criou também um banco de dados, em que constam todos os interessados e seus detalhes de contato, além da contínua atualização do site de Turismo de Aqaba (www.aqaba.jo) e dos folhetos promocionais da marca.

A equipe do Information Center também abriu canais de comunicação com outros centros de visitantes na base nacional e regional, para que se mantenham atualizados e sejam informados de quaisquer alterações ou acontecimentos na agenda do turismo da Jordânia.

Na tabela e no gráfico abaixo estão listados os números de visitantes beneficiados com os serviços fornecidos pelo Aqaba TIC desde setembro de 2005 até março de 2012.

Ano/período

Número total de visitantes

2005 (Set-Dez)

1538

2006 (Jan-Dez)

3515

2007 (Jan-Dez)

3805

2008 (Jan-Dez)

10559

2009 (Jan-Dez)

18438

2010 (Jan-Dez)

18662

2011 (Jan-Dez)

14166

2012 (Jan-Mar)

3298

Total

73981