Votação, que contou com 200 entrevistados, reforça importância da promoção deste segmento turístico no exterior
O litoral banhado pelas águas do Atlântico garantiu ao Rio de Janeiro o posto de melhor destino de praia gay friendly no continente latino-americano. As cidades mexicanas de Porto Ballarta e Cancún aparecem em seguida, ocupando as segunda e terceira colocações, respectivamente. A titulação ocorreu na última semana, durante a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, em São Paulo. Entre as cinco categorias do reconhecimento, o Brasil conquistou o pódio em três delas.
Como melhor destino LGBT da América Latina, a cidade maravilhosa foi desbancada por Buenos Aires – aprovada por 63% dos entrevistados. São Paulo, por sua vez, foi a vice-campeã do prêmio de melhor destino urbano para o público GLS, atrás, novamente, da capital argentina, que obteve 61% da preferência.
O assessor de Gestão Estratégica da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Alexandre Nakagawa, avalia a premiação como um indicativo de que os esforços para promover o segmento de turismo LGBT no exterior têm dado certo: “O Brasil é receptivo e capaz de acolher e agradar a turistas de todas as partes do planeta. A 44ª ABAV prova isso. Vale lembrar que o potencial financeiro desse público integra um mercado que movimenta cerca de R$ 419 bilhões por ano, só no nosso País”.
Ao todo, 200 representantes e líderes da comunidade LGBT participaram do pleito que colocou o Brasil na disputa. A seletiva, organizada pela Câmara do Comércio Gay-Lésbica da Argentina, ocorreu em agosto, durante a 9º Conferência Internacional de Negócios e Turismo LGBT, a Gnetwork360, em Buenos Aires.
Repercussão
Durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina, realizada em Buenos Aires, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, ofereceu detalhes sobre os acordos entre o Brasil e a Argentina para aumentar o número de visitantes nos dois países. O portal Reporte Brasil destacou o Rio de Janeiro como um novo destino para o público LGBT. O jornal Clarín, maior veículo do país vizinho, registrou que, somente neste ano, diferentes destinos no Brasil se encontram entre os preferidos dos argentinos.
O maior emissor de turistas para o Brasil, a Argentina responde historicamente por mais de 20% do total de estrangeiros que desembarca em território brasileiro. Em 2014, dos 6,4 milhões de turistas internacionais, 1,74 milhão eram argentinos, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior. Deste total, 68,2% escolheram o segmento Sol e Praia.
Atualmente 281 voos semanais ligam os países. Da Alemanha, a revista Blu apontou Ipanema como um dos locais mais procuradospor turistas LGBT. “Vale destacar que a Alemanha é o segundo maior emissor de turistas europeus para o Brasil, tendo enviado ao País mais de 200 mil turistas somente em 2015”, enfatiza Lummertz.