4 MOTIVOS PARA MORAR EM PORTUGAL



Comunidade brasileira vivendo do país luso bateu recorde pelo quarto ano consecutivo

– A relação entre Brasil e Portugal é antiga e os dois países têm um passado em comum. Estima-se que atualmente cerca de 5 milhões de brasileiros são descentes diretos de portugueses e que estão elegíveis para reconhecer a cidadania portuguesa. Este número corresponde à metade de toda a população do país lusitano.

Por diversos motivos, a comunidade brasileira que vive no país aumenta a cada ano. Em 2020, foi registrado o recorde de 183.993 residentes legais no país, representando uma alta de 21,6% em relação ao ano anterior, de acordo com o serviço de estrangeiros e fronteiras.

Um dos caminhos para ser residente de Portugal é entrar com processo de cidadania. Para ter direito, é preciso ser filho, neto ou bisneto de português ou ser casado com algum cidadão português e, considerando o passado em comum que Brasil e Portugal compartilham, não é difícil de encontrar brasileiros com familiares portugueses.

De acordo com Rafael Gianesini, CEO e cofundador do Cidadania4u, empresa especializada em reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa, o brasileiro tem buscado alternativas fora do Brasil diante de um cenário econômico instável. O executivo listou quatro motivos para que os descendentes de portugueses façam as malas e voltem para a terra de suas famílias:

– Mesmo idioma: Claro que o português falado no Brasil e em Portugal não é exatamente o mesmo, mas aprender novas palavras e expressões é muito mais fácil do que aprender um idioma completamente desconhecido. A língua em comum faz com que muitos brasileiros se animem com a possibilidade de se mudar para a Europa e precisar lidar comum uma dificuldade a menos.

– Baixo custo de vida: Gianesini aponta que duas pessoas conseguem viver tranquilamente com menos de 2 mil euros por mês e por isso Portugal é um dos países com menor custo de vida em todo continente europeu.

– É um dos países mais seguros do mundo: Segundo o relatório de 2020 do Global Peace Index (GPI), Portugal foi classificado como o 3º país mais seguro do mundo e no continente europeu só perde para a Islândia. O Brasil, por sua vez, está na 126ª posição do ranking.

– Educação pública de qualidade: Ainda que não seja totalmente gratuita, já que os pais pagam os materiais e alimentação, o sistema de ensino português conta com uma peculiaridade: os valores pagos são proporcionais a renda da família.

Sobre a Cidadania4U:

No mercado desde Setembro de 2017, a Cidadania4u se orgulha de ter 100% de aprovação nos processos de cidadania europeia. Com o objetivo de auxiliar usuários a obter a cidadania europeia de forma transparente e prática, o processo é 100% online por meio de sua plataforma inovadora. Resultado da experiência de seus fundadores, os irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini, ao longo do requerimento de seus próprios passaportes europeus, compreenderam as dificuldades que os descendentes passam, por isso, a empresa conta com profissionais com mais de uma década de experiência no mercado de reconhecimento de cidadanias italiana e portuguesa e, junto à tecnologia aplicada, está mudando o cenário para descendentes desses países no Brasil

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.