38ª Festa da Uva de Jundiaí registra mais de 50 mil visitantes e taxa de ocupação de hotéis da cidade têm aumento de 30%

Após dois anos de pandemia, festa que celebra a Niágara Rosada movimenta turismo no primeiro final de semana do evento que vai até dia 05 de fevereiro
Em seu primeiro final de semana, a tradicional Festa da Uva de Jundiaí recebeu cerca de 52 mil visitantes (Foto: Divulgação)
Durante seu primeiro final de semana, a 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí, recebeu mais de 50 mil visitantes de vários lugares do país, vindos de 209 cidades, 25 estados, mais o Distrito Federal. O público pôde prestigiar e aproveitar as atrações, quitutes e bebidas de produtores regionais. O evento, que acontece sempre no início do ano na cidade paulista, tem como propósito celebrar a Niágara Rosada, uma uva varietal que surgiu há 89 anos.
A comemoração movimentou o turismo da região, tanto que o setor de hotelaria da cidade registrou um aumento de 30% na taxa de ocupação no primeiro final de semana. Uma pesquisa realizada com o público mostrou que 55% dos visitantes que estiveram presentes neste início da Festa da Uva foram turistas e 89% deles afirmaram que voltarão para prestigiar o evento. A organização estima que esse número deve crescer e tem expectativa de receber 20% a mais de pessoas em comparação a última edição, quando registrou recorde de público com 205 mil visitantes. A Festa da Uva segue pelos próximos três finais de semana, até 5 de fevereiro, oferecendo mais oportunidades para que os interessados possam curtir a programação.
A comemoração da Niágara Rosada reúne o melhor de Jundiaí, como sua gastronomia, música, artesanato e enoturismo. O evento conta com mais de 250 atrações culturais locais, como apresentações de teatro, dança, bandas, exposições de frutas, workshops e enogastronômicos, que entretêm os visitantes, além das experiências especiais como a pisa da uva e o brinde ao pôr-do-sol.
O evento é organizado em três pavilhões: o Espaço Bem-Vindo, Vila do Vinho e Pavilhão das Frutas; oferece também a área do Empório e do Deguste Jundiaí. Neste ano, a Festa conta com um espaço dedicado às cervejas artesanais da região e uma área de brincadeiras para as crianças, com o tema Jundiaí Cidade das Crianças, além de mais dois espaços infantis com infláveis. Todas as atrações são gratuitas.
Serviço:38ª Festa da Uva e 9a. Expo Vinhos de Jundiaí 2023Quando: 20 de janeiro a 05 de fevereiroHorários: Sextas-feiras: das 18h às 22h/ Sábados: das 10h às 22h/ Domingos: das 10h às 21hLocal: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/nEntrada gratuita.Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.