24ª BNTM 2015 deverá receber 300 buyers internacionais

 BNTM 2015- lançamento

Foi lançada oficialmente nesta terça-feira(24), durante coletiva à imprensa, no salão Renoir do WTC Events center, em São Paulo, paralelo ao Fórum Panrotas 2015, a 24ª BNTM- Brazil National Tourism Mart, que será realizada de 27 a 31 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza . O lançamento contou com a presença da presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste – CTI- NE, entidade organizadora do evento, Jeanine Pires, também secretária de Turismo de Alagoas e Luciana Lobo, secretária executiva de turismo do Ceará. Também participaram os representantes das secretarias estaduais de turismo de quase todos os estados do Nordeste, como Bahia, Paraíba. Do Rio Grande do Norte, a presidente da Emprotur, Ana Maria Costa e a subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela. Representando o estado de Pernambuco, marcaram presença Felipe Carreras, secretário estadual de turismo e Camilo Simões, secretário de turismo da Prefeitura do Recife.Segundo Jeanine Pires, a BNTM deste ano  deverá receber 300 buyers internacionais (operadores de turismo) de mais de 30 países e  interessam aos estados do Nordeste . A festa de abertura será no dia 27 de maio, a partir das 19hs no terminal marítimo de passageiros do porto de Fortaleza .Para o próximo ano, ainda não foi definido o estado anfitrião.

Focado cada vez mais na profissionalização e divulgação dos atrativos do Nordeste brasileiro, a BNTM Nordeste vai difundir mais os atrativos da região .Estarão presentes operadores de turismo (buyers) de mais de 30 países, além de representantes governamentais, hoteleiros, agências de viagens e imprensa nacional e internacional.Aproveitando a alta do dólar e o crescente interesse dos viajantes internacionais pelo Nordeste do país, a BNTM 2015 tem como prioridade a divulgação dos atrativos da Região e na profissionalização dos serviços oferecidos a esse público. Por isso, a agenda do evento foi desenvolvida baseada na troca de conhecimento e na criação de um ambiente propício para o networking entre os diversos convidados, fomentando, assim, boas oportunidades de relacionamento e realização de novos negócios entre os participantes.Para Jeanine Pires serão dois momentos nesta BNTM. O primeiro dia será de qualificação e preparação dos atrativos turísticos do Nordestes. O segundo dia reservado para a rodada de negócios. “Queremos focar em negócios, em relacionamentos mais sólidos com os compradores”, afirmou Jeanine Pires.

A BNTM é o principal evento de turismo de negócios do Brasil e reuniu no ano passado expositores de diversos estados do país, além de quase 300 operadores nacionais e estrangeiros (buyers). Para esta edição, a bolsa espera receber cerca de 1300 visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros, jornalistas e representantes do trade, somando mais de 30 países. A expectativa é que em 2015 sejam gerados cerca de R$200 milhões em negócios.

Para a presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste – CTI- NE, entidade organizadora do evento, Jeanine Pires, também secretária de Turismo de Alagoas, a BNTM Nordeste este ano está se consolidando cada vez mais como a melhor oportunidade para o setor de turismo regional e nacional se relacionar de forma estratégica com o mercado internacional. “Nosso objetivo é criar o ambiente ideal para o desenvolvimento de novas parcerias e negócios do turismo nordestino. Acredito que estamos no momento certo para garantir maior visibilidade aos nossos destinos, principalmente entre o público internacional.”

Entre as novidades, também está o lançamento da Arena Cultural. Nela o visitante vai conhecer mais da cultura e gastronomia nordestina com apresentações de grupos folclóricos e degustação da cozinha regional. Além da nova praça de eventos, a BNTM continuará com outros três espaços: Governamental, com a presença dos nove estados nordestinos; Institucional, com os stands das operadoras, agências de viagens, organismos públicos (estados e municípios), bancos sociais, empresas aéreas, associações do trade e empresas e entidades interessadas; e o Comercial, onde serão realizadas as rodadas de negócios. Este ano, todos os stands expositores serão montados com a utilização de madeira ecológica.

A presidente já antecipou que o evento vai manter o mesmo formato temático de sucesso da edição passada. “Vamos priorizar a capacitação de buyers para os nove estados da Região através de aulas interativas sobre os principais destinos e novidades de cada local”, explica Jeanine. Além dos encontros temáticos, a bolsa também continuará com a realização de rodada de negócios. “Essa dinâmica é uma grande propulsora de negócios. Em 2014, foram agendadas 4.052 reuniões e encontros de negócios”, destaca. Cada vendedor (supplier) teve a oportunidade de se reunir com cerca de 15 potenciais compradores – buyers.

Também será mantida a parceria com as companhias aéreas, entre elas a TAP Portugal, a TAM, a Copa Airlines, a American Airlines e a Ethiad Airlines. Na edição anterior, essas empresas aproveitaram o evento de prestígio para anunciar novos voos e rotas, reforçar as operações e marcar presença institucional através da participação de seus representantes.

Sediada no Ceará este ano, a BNTM é uma aposta do estado na profissionalização do evento, no alcance de resultados concretos e no aumento do interesse do mercado internacional pelo evento e pelo Nordeste brasileiro. “O Ceará vai apresentar sua nova infraestrutura, como o próprio Centro de Convenções, e seus destinos e produtos qualificados nos padrões internacionais, com excelentes perspectivas de negócios e visibilidade”, destaca Arialdo Pinho, Secretário de Turismo do Ceará. 

Festa de lançamento e Pós Tour

Diferente do ano passado, a festa de lançamento do evento, aguardada por todos os convidados, acontecerá na noite anterior à abertura oficial do evento. Este ano, a festa será no novo Terminal Marítimo de Passageiros do porto de Fortaleza.

Após os dois dias da bolsa, os operadores e empresários do trade terão a oportunidade de conhecer os principais destinos turísticos do Ceará. Além de demonstrações da cultura local, os agentes e operadores irão conhecer diversos atrativos da cidade de Fortaleza e o litoral cearense. Em cada localidade, os profissionais irão conferir os equipamentos turísticos e a infraestrutura que cada um oferece.

Sobre a Fundação CTI Nordeste

A Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), organizadora da BNTM, é uma das instituições mais tradicionais de turismo no Brasil e representa a maior Região turística do país, através das secretarias estaduais de Turismo de cada um dos nove estados nordestinos, também das empresas estatais do turismo, além dos municípios afiliados à Fundação. A CTI/NE se propõe a ser a instituição que se articula de forma integrada aos estados, fortalecendo individualmente cada um deles, com estratégias comuns para o desenvolvimento da Região. Tendo assumido recentemente a presidência da CTI-NE, Jeanine Pires pretende trabalhar na promoção conjunta do Brasil e exterior com os estados do Nordeste.

A instituição é presidida por Jeanine Pires, atual Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas. Jeanine possui uma extensa trajetória de contribuição para o turismo. Já foi presidente da Embratur, de 2006 a 2010, diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau e o Maceió Convention & Visitors Bureau, além de Secretária Executiva do Ministério da Cultura.

*As inscrições para o evento que acontece entre os dias 27 e 31 de maio deste ano, no Centro de Eventos do Ceará, poderão ser feitas pelo sitewww.bntmnordeste.com a partir da próxima segunda-feira (30).

 

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 24ªBNTM 2015

27 de maio- a partir das 19hs- festa de abertura

28 de maio- abertura oficial

10hs

13hs- almoço para convidados

14h30 as 17h30

29 de maio-  9h às 13hs Rodada de negócios

e 14h30 as 18hs

30 e 31 de maio- Pós Tur

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

2 thoughts to “24ª BNTM 2015 deverá receber 300 buyers internacionais”

  1. Olá, gostaria de participar da feira, sou representante da revista de bordo da TAP aqui no Brasil. Porém estou encontrando dificuldades de achar site para inscrição. Neste mencionado na matéria ainda não está aberto ? Mas está com a data nova para maio ou é referente à data anterior…Olhei outros sites e matérias, e agora fiquei confusa, como devo proceder.
    Aguardo retorno.
    Obrigada

    1. Ola Andrea,
      Tudo bem?
      O evento alterou a data de 06 a 10 de maio para 27 a 31 de maio que será no Centro de Eventos em Fortaleza. Estarei sempre divulgando, então qualquer informação nova divulgarei aqui.
      Obrigada
      Cristina Lia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.