2.º dia da Soltour Travel Partners Summit na FITUR 2023




Soltour Travel Partners reúne os principais players da indústria do turismo

  • hub turístico dedicou o segundo dia da Soltour Travel Partners Summit à organização de três mesas redondas com profissionais de referência no setor sobre temas diversos, como a digitalização das agências de viagens, as novas propostas de valor da operação turística e a sustentabilidade nas companhias aéreas.
  • A empresa fez também uma apresentação experiencial de dois destinos exóticos que farão parte das operações da Soltour em 2023: República Dominicana e Cabo Verde.
  • Após o arranque da Feria Internacional del Turismo de Madrid, a Soltour Travel Partners manteve uma agenda diversificada no seu segundo dia na FITUR. Na sua Summit no pavilhão 3, stand C05, a empresa reuniu vários especialistas do mundo do turismo que partilharam a sua opinião sobre o futuro do setor em áreas importantes como a operação turística, as agências de viagens e as companhias aéreas. Além disso, a Soltour deu destaque a dois dos destinos mais exóticos e estabelecidos das suas operações – República Dominicana e Cabo Verde – e contou com a presença de figuras de destaque no mundo do turismo como Tammy Reinoso, vice-ministra do Desenvolvimento da República Dominicana.
  • A manhã começou com uma mesa-redonda sobre a “Digitalização das agências de viagens no desafio da sustentabilidade”. Estiveram presentes os principais especialistas do turístico como Eugenio Mallol, jornalista, analista na Cátedra Ciência e Sociedade da Fundación Rafael del Pino e advisor na Atlas Tec; Fernando Ramiro, Diretor para Espanha e Portugal da Expedia; Miguel Abril Monserrat, Chief Information Officer da Soltour Travel Partners; e David Vidal, Diretor de Vendas para Espanha e Portugal da Amadeus.
  • Sob a moderação especializada de Fabian González, fundador da Forward Travel, as agências de viagens presentes puderam descobrir as chaves da inovação e da digitalização, bem como as vantagens de as aplicar nos seus modelos de trabalho. “Acreditamos que a implementação de novas tecnologias aumenta a competitividade das agências de viagens e oferece um valor diferenciado às novas gerações, que estão muito conscientes sobre a importância de reduzir o seu impacto ambiental“, refere Tomeu Bennasar, CEO da Soltour Travel Partners.
  • Este interessante debate deu lugar a outro dos grandes momentos do dia, o painel de especialistas em operação turística – “Especialização e inovação: as novas propostas de valor da operação turística” – com Tomeu Bennsar, CEO da Soltour Travel Partners, e Eduard Bogatyr, Diretor-Geral da TUI. Com a ajuda de Luis Buzzi, parceiro responsável pelo sector do Turismo e Lazer e da KPMG Innovate, ambos abordaram a importância da operação turística no setor do turismo e como a proposta de valor parece ter evoluído no sentido da especialização do produto, oferecendo às agências de viagens soluções inovadoras para manter a sua competitividade na indústria.
  • Seguiu-se a última mesa-redonda do dia, “Voos Conscientes. Viagens consistentes”, um debate original sobre a aplicação da sustentabilidade no setor da aviação. O Presidente da Asociación Líneas Aéreas, Javier Gándara, moderou a palestra, que contou com a presença da Diretora de sustentabilidade da Iberia, Teresa Parejo; da Diretora de Inovação, Sustentabilidade e Experiência do Cliente da AENA, Amparo Brea Álvarez; do Chefe da Divisão de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ENAIRE, Estibaliz Salazar Fernández; e de Elena Cabrera, Country Manager da Ryanair para Espanha e Portugal. A sustentabilidade, uma tendência globalizada e cada vez mais importante entre as gerações mais jovens, obrigou a repensar as estratégias de vários setores, incluindo o turismo e a aviação, no sentido de um modelo mais ecológico, mais sustentável e mais amigo do ambiente.
  • No decorrer da mesa-redonda, os oradores discutiram a necessidade de transmitir ao consumidor final todas as atividades de sustentabilidade em que as companhias aéreas estão a trabalhar. “Se falamos de descarbonização na aviação, o que podemos fazer é investir na renovação da frota – pois cada vez que uma aeronave é renovada pode significar um aumento de 37% na eficiência -, na digitalização dos processos ou na redução do peso da aeronave“, nas palavras de Teresa Parejo. Salientou também que “os combustíveis SAF são o presente e o futuro da aviação“. Um compromisso que também está presente na Ryanair, como Elena Cabrera afirmou: “Na Ryanair comprometemo-nos também a renovar 100% das nossas frotas até 2050, investimos mais de 22 mil milhões de dólares na renovação. Estas são aeronaves muito mais sustentáveis, que consomem 14% menos combustível e que têm 4% mais de espaço dentro da aeronave“. Além disso, destacou como a população está a aderir ao compromisso de sustentabilidade e que “3% dos passageiros que voaram na Ryanair pagaram voluntariamente a taxa para reduzir a pegada de carbono“, entendendo que é uma responsabilidade coletiva.
  • Após esta sessão, a Soltour deu lugar à apresentação de dois grandes destinos para 2023: República Dominicana e Cabo Verde. Através de um showcooking com a embaixadora e especialista na nova cozinha dominicana, Chef Tita, a Soltour deu a conhecer aos agentes as suas operações no destino. A gastronomia é um elemento diferenciador da República Dominicana e, com a inestimável ajuda da Chef Tita, os participantes puderam descobrir os aromas, sabores e essências deste país único e distinto através do paladar.
  • Para encerrar este segundo dia, a Soltour apresentou um dos destinos mais exóticos para 2023: Cabo Verde. A Soltour trabalha para oferecer os melhores produtos e soluções inovadoras às agências de viagens. Com Cabo Verde, a Soltour abre ao turismo um país desconhecido para muitos e um destino único, que combina a tradição portuguesa e africana como nenhum outro.
  • Após este segundo dia, a Soltour Travel Partners reforça o seu compromisso de trabalhar por e para as agências, lado a lado com parceiros de reconhecida experiência, oferecendo soluções reais e úteis às agências para as quais permanece uma referência no setor, assegurando a sua competitividade e fornecendo serviços de alta qualidade.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.