1º Encontro Nacional do Samba define temas para debate durante a Carnavália-Sambacon

 *Onze mesas redondas debaterão temas como a criação de uma política nacional para o Carnaval, gestão, exportação, mídia e enredos

 

  O Carnaval é um dos grandes pilares de exportação e do desenvolvimento nacional. Este é o pensamento que vai nortear os debates programados para o 1º Encontro Nacional do Samba (Sambacon), que acontecerão nos dias 31 de julho, 1 e 2de agosto, durante a feira CarnaváliaSambacon, no Centro de Convenções SulAmérica. As mesas redondas reunirão carnavalescos, artesãos, produtores, jornalistas, profissionais dos bastidores e representantes de órgãos públicos envolvidos na organização e viabilização do calendário momesmo. Entre os temas definidos estão ‘Impactos do Carnaval na economia e no turismo: a cadeia produtiva do Carnaval’, ‘Políticas públicas: incentivos para o Carnaval’, ‘Patrocínio, potencial de divulgação, comercialização e marketing’, ‘Modelos de gestão dos carnavais do Brasil’, ‘Carnaval – projetos de cidadania’ e ‘Mão de obra: formalização x informalidade’.

Os organizadores do evento apresentarão um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, em 2013, que aponta que o Brasil recebeu 6,2 milhões de turistas e movimentou R$ 5,7 bilhões em todo o país, gerando cerca de US$ 1,3 bilhão em exportações. Segundo levantamento do ministério, o Carnaval representa 5% do faturamento da cadeia produtiva do setor, que responde por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2,9 milhões de empregos diretos.

 

CarnaváliaSambacon – Com 50 expositores, a CarnaváliaSambacon vai gerar negócios entre produtores, distribuidores e consumidores finais ligados à economia do setor. Os visitantes irão encontrar os mais variados representantes de indústrias de insumos para fantasias, alegorias, adereços e adornos urbanos, instrumentos musicais, além de empresas de serviços das áreas de turismo, transporte, segurança, música, hotelaria, gastronomia, limpeza, recolhimento e reciclagem de resíduos, entre outras.