Untitled




Foi aberto nesta manhã(24), no hotel Escola Barreira Roxa, em Natal, o seminário “Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, promovido pelo jornal Tribuna do Norte , Fiern,Sesc e consultoria R Garcia. A governadora do Estado do RN, Wilma de Faria, abriu os trabalhos , e enfatizou a parceria entre iniciativa pública e privada. Durante seu discurso, ressaltou a importância do turismo no Estado, principal atividade econômica que emprega mais de 200 mil pessoas numa cadeia de 52 segmentos. A governadora deu a boa noticia para todos, de que o RN é o primeiro lugar no destino mais procurado pela CVC,e frisou bem a união do trade e governo para que se tenha ações para fortalecer o turismo no Estado. Representando o ministro do Turismo, o secretário nacional de políticas do turismo, Airton Pereira.

Presente a abertura, a prefeita eleita de Natal, jornalista Micarla de Souza, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria,o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, o presidente da FIERN,Flávio Azevedo, deputada federal, Fátima Bezerra, hoteleiros ,agentes de viagens, estudantes e prefeitos e secretários de turismo. Outros nomes do turismo nacional, prestigiaram a abertura esta manhã, entre os quais, o diretor comercial da CVC turismo, Cleyton Armelin, o diretor de vendas da TAP no Brasil, Mário Carvalho, Wagner Ferreira, ex vice-presidente da TAM, e o consultor de turismo, Paulo Gauzenzi, palestrante da manhã.

NÃO HÁ CRISE NO NORDESTE
A crise dos Estados Unidos ainda não afetou o Brasil, muito menos o Nordeste. De acordo com Airton Pereira, que defendeu parcerias e iniciativas, a crise financeira que abala o mercado americano tende a beneficiar o país, aquecendo o mercado interno, o que mostra já para o réveillon. Vários hotéis de Natal já estão lotados para a temporada e para o verão. O ministério do turismo prevê um crescimento de 15% de turistas para esta temporada. Ele citou recente as campanhas lançadas para o brasileiro conhecer o próprio país,cujas iniciativas vão favorecer o mercado interno logo no inicio do ano.

Com o dólar subindo, a Argentina passa a ser um grande mercado para o Nordeste, disse o consultor e ex-secretário de turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi. Em sua palestra, Gaudenzi citou que o RN é o oitavo estado mais anunciado com 8,6% dos anúncios, e ressaltou que dos 20 resorts mais vendidos pela maior operadora nacional, o RN tem o primeiro lugar e o 12% do ranking nacional. “ O turismo é uma atividade empresarial e o governo tem que ser coadjuvante e ter o papel regulador”, frisou Gaudenzi.

O secretário de turismo do Estado do RN, Fernando Fernandes apresentou uma radiografia do turismo no Estado, onde revelou que os principais emissores do Brasil para o RN são: São Paulo , com 15%, Rio de Janeiro com 10,5% e Distrito Federal com 7%.Dos emissores internacionais, a Itália vem em primeiro lugar com 16,6%, em segundo lugar Portugal com 13%, e em terceiro lugar a Espanha com 12,7%. Natal conta com 26.106 leitos e no Estado inteiro dispõe de 46.106 leitos. O secretário anunciou conclusão de importantes obras de infra-estrutura, como , a conclusão do anel viário da praia da Pipa, segundo destino turístico do Estado, até 30 de janeiro de 2009.

Durante a tarde, os trabalhos prosseguem com mesas redondas e debates de vários assuntos, entre os quais, Promoção e turismo internacional no Brasil, com um representante da Embratur, palestra sobre investimentos da CVC para a promoção do turismo no RN, apresentado pelo diretor comercial da CVC,Cleyton Armelin, transporte aéreo internacional a ser apresentado pelo diretor geral da TAP no Brasil, Mário Carvalho e palestra sobre transporte aéreo nacional, a ser apresentado pelo consultor em aviação comercial , Wagner Ferreira, com debates com a participação das entidades como ABAV-RN, presidida pela empresária Ana Carolina Costa o diretor geral do Serhs Natal Grand hotel, Jan Bahr .