12º Fórum da Internet no Brasil amplia debates sobre diversidade na tecnologia, regulação de plataformas e futuro da Internet


Evento terá ainda homenagem a Tadao Takahashi, um dos pioneiros da rede no país, que faleceu em abril. As inscrições para o FIB são gratuitas e estão disponíveis on-line

Diversidade e gênero na tecnologia; regulação de plataformas e compensações à atividade jornalística; os 30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil, são temas das sessões principais do 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB12), evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que, neste ano, volta a ser presencial, com realização de 31 de maio a 3 de junho em Natal (RN). O Fórum, cujas inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no sítio do evento, e ele também será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

A primeira sessão principal do FIB12, intitulada “Diversidade e Gênero nas TIC: uma agenda para inclusão e representatividade”, acontecerá na quarta-feira (1/6), das 10h às 12h, e abordará os impactos da tecnologia na sociedade e os efeitos da exclusão digital a partir de uma perspectiva sociotécnica. Entre as questões que serão discutidas estão: como o uso das novas tecnologias pode reproduzir padrões de gênero e sexualidade, aprofundando desigualdades sociais; como a tecnologia pode ser usada para a ressignificação de estereótipos; qual é o papel da tecnologia para o empoderamento de grupos sociais vulnerabilizados, e como fortalecer a sua representatividade no meio.

Na quinta-feira (2/6), no mesmo horário, a discussão será sobre como os produtores culturais e os veículos jornalísticos têm sido afetados pelo crescente avanço da economia digital baseada em plataformas de distribuição de conteúdo. Nomeada “Regulação das plataformas e compensações à atividade jornalística”, a sessão buscará refletir acerca dos impactos da formação de oligopólios, das grandes plataformas digitais na competição pelo mercado publicitário e os desequilíbrios econômicos no setor; as disputas por anunciantes entre plataformas digitais e veículos, e os mecanismos de redistribuição de recursos publicitários.

Na sexta-feira (3/6), também das 10h às 12h, a sessão “30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil: uma homenagem a Tadao Takahashi” apresentará ao público um pouco da trajetória pioneira do pesquisador e acadêmico, que faleceu em abril. Tadao se envolveu nos mais importantes processos ligados à origem da rede no país, como a criação do CGI.br, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a provisão de Internet aos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida também como ECO-92 ou Rio-92. A sessão também discutirá a importância da Conferência para o desenvolvimento da Internet no Brasil, unindo pioneiros da história da rede no país e novas lideranças, empenhados na melhoria constante da rede no Brasil.

“São inúmeras as contribuições do Tadao para o desenvolvimento da Internet em nosso país. Nesta sessão, além de destacar a relevância de seu trabalho, também abordaremos os diversos esforços individuais e coletivos para a expansão da rede, promovendo um espaço de debate e trocas de experiências sobre o passado, o presente e o futuro da rede em nosso país”, relata Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e um dos integrantes dessa atividade do Fórum.

Na programação do FIB, além das sessões principais, haverá uma cerimônia de abertura no dia 1/6, com a presença confirmada de Tanara Lauschner, Coordenadora do Grupo de Trabalho do FIB12 e Conselheira representante da Comunidade Científica e Tecnológica no CGI.br. Também participarão Nivaldo Cleto (Conselheiro representante do Setor Empresarial), Percival Henriques (Conselheiro representante do Terceiro Setor), Maximiliano Martinhão (Conselheiro representante do Setor Governamental) e Gustavo Paiva (Coordenador Local do FIB12).

Haverá solenidade de encerramento no dia 3/6, além da realização dos 27 workshops sugeridos pela comunidade brasileira em governança da Internet ao longo do evento, reunindo no mesmo espaço representantes de diversos setores, como governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. Entre os temas que serão analisados, estão: dados, informações e conteúdos digitais; diversidade e inclusão; infraestrutura, acesso e conectividade; Internet, sociedade e cidadania; privacidade e segurança e questões jurídicas, regulatórias e extraterritoriais, entre outros. Veja a programação em: https://forumdainternet.cgi.br/programacao/agenda/2/.

“Mais uma vez, o FIB abrirá um amplo espaço de discussões entre representantes do Governo, empresários, acadêmicos, membros de organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e demais usuários da Internet no Brasil, visando a proposição de ideias e reflexões sobre as oportunidades e desafios para a contínua expansão da rede no país”, finaliza José Gontijo, coordenador do CGI.br.

Certificado de participação

O certificado de participação será concedido aos que se inscreverem até 3 de junho (último dia do FIB12) e acompanharem o evento presencialmente. Quem não puder participar no local, poderá acompanhar as discussões ao vivo em https://www.youtube.com/NICbrvideos. A inscrição, neste caso, não é obrigatória. No entanto, ao efetivá-la, o inscrito também terá direito ao certificado de participação. Para a emissão do mesmo, será necessário seguir os passos indicados no chat durante a transmissão do evento pelo YouTube.

Pré-IGF

Realizado pelo CGI.br desde 2011, o FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento brasileiro contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil.

Anote na Agenda

12º Fórum da Internet no Brasil – FIB12
Dias: de terça-feira (31/05) à sexta-feira (3/06)
Local: Hotel Holiday Inn – Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova – Natal
Horários: terça (“dia zero”, das 9h às 17h30); quarta (das 9h às 18h40); quinta (das 10h às 18h40) e sexta (das 10h às 18h40)
Transmissão: https://www.youtube.com/NICbrvideos
Inscrições: https://forumdainternet.cgi.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/

Contatos para a Imprensa:

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.