Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Enoturismo

12º Brazil Wine Challenge define júri internacional

12º Brazil Wine Challenge define júri internacional

Especialistas vêm da Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai

As 1.034 amostras inscritas no 12º Brazil Wine Challenge por 191 empresas serão avaliadas às cegas de 16 a 19 de julho, em Bento Gonçalves. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) acaba de confirmar o painel de degustadores estrangeiros que farão parte do júri. Eles vêm de sete países – Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai que, junto com enólogos brasileiros, formarão um grupo com mais de 60 técnicos experientes na análise de vinhos e espumantes.

 

Entre os confirmados estão três enólogas: Naira Escobari da Bolívia, Sylvia Cava e Manuela Astaburuaga do Chile. Integram, ainda, o grupo, os experts Adolfo Lona da Argentina, Antonio Palacios da Espanha, Benoit Mathurin e François Hautekeur da França, Ari De Mari de Portugal, Fernando Pettenuzzo e Fernando Piccardo do Uruguai. O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, destaca o rigor do concurso, único do Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). “O Brazil Wine Challenge chega a sua 12ª edição como um dos mais importantes da América Latina. Compor um júri qualificado contribui para este reconhecimento”, assegura.

 

Esta é a primeira vez que o concurso ultrapassa as 1.000 amostras. Além de um aumento de 15% no número de amostras, a representatividade também se destaca com a presença de 15 países, sendo eles: Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Hungria, Itália, México, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai.

A dinâmica das degustações segue normas internacionais. Às cegas, as provas serão realizadas no Centro Empresarial de Bento Gonçalves – Capital Brasileira do Vinho. Serão três dias de degustações, totalizando 12 horas de análise, uma verdadeira maratona técnica que coloca visão, olfato e paladar em ação, além do conhecimento. O resultado será anunciado ainda no dia 19 de julho.

 

SERVIÇO

·                  O EVENTO

12º Brazil Wine Challenge – Concurso Internacional de Vinhos do Brasil

Promoção: Associação Brasileira de Enologia (ABE)

Data: 16 a 19 de julho de 2024

Local: Centro Empresarial de Bento Gonçalves

Chancela: Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

Regulamento e Inscrições: www.brazilwinechallenge.com.br

 

Fotos: Divulgação

 

 

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem por Cristina Lira