10 dicas para conseguir o emprego dos sonhos

Fabíola Lago, especialista em RH da VAGAS Tecnologia,
ensina como agarrar essa chance

O emprego dos sonhos não é só aquele que gera muita exposição pública, como o de um popstar ou de um jogador de futebol de um grande clube. Para Fabíola Lago, especialista em RH da VAGAS Tecnologia, esse tipo de desejo é muito comum em profissionais de diversos setores e cargos.
“Você pode estar empregado e infeliz. Ou acha que apesar de estar feliz, não tem o reconhecimento pelo seu bom trabalho. Buscando o primeiro emprego? Mudar de emprego, querer ser promovido, pesquisar sobre novas posições é saudável e faz parte de quem olha para a sua própria carreira com carinho”, conta. “Mas para que esse exercício de crescimento profissional se concretize, é importante ter foco e não trocar “seis por meia dúzia”, pegar qualquer coisa por desespero ou se arrepender e passar por um desgaste desnecessário”, completa.
Fabíola Lago organizou 10 dicas que podem ajudar nessa busca. Confira abaixo:
1. Pesquise sua faixa salarial
Para ter certeza que sua remuneração não é condizente com sua realidade, pesquise bolsas de salários em sites e revistas especializadas em carreira. Leve em conta seu tempo de experiência.

2. Entre em contato com comunidades profissionais
Vasculhe suas redes sociais, faça contatos, pergunte de forma genérica se eles possuem informações sobre a média salarial do mercado. Você pode fazer isso de forma mais discreta também, dirigindo-se de forma privada aos coordenadores do grupo.

3. Empresas dos sonhos
Muitas pessoas não se permitem “querer”, “desejar” trabalhar em determinadas empresas. Pois saiba que quem não arrisca, não petisca. Faça uma lista das empresas que você admira, da sua área de atuação ou da área para qual pretende migrar. Anote seus valores, desafios, projetos em destaque, procure na internet quais são as vagas que ela oferece no momento. Fique de olho diariamente.

4. Não minta de forma alguma
Valorize todas as atividades que você já fez que podem ser do interesse da empresa; seja em determinado projeto, na relação com consumidores finais ou de perfil mais técnico.

5. A maioria das empresas com boas práticas de RH possuem sites de carreira
É a página “Trabalhe conosco” ou algo do gênero. Inscreva-se mesmo que não haja uma vaga para sua área imediatamente. O fato de ter seu currículo no banco de dados da empresa pode facilitar o contato quando abrir uma posição emergencialmente.

6. Busque colegas, antigos professores, amigos e “conhecidos”
Procure pessoas que trabalham nas empresas que você listou nas redes sociais. Faça contato. Com os mais “chegados”, fale sobre seu desejo de mudar de empresa e o que tem desenvolvido profissionalmente que o qualifica para tal aproximação.

7. Pesquise workshops, feiras de negócios e seminários
Veja eventos na sua área de atuação ou onde possivelmente as empresas de seu interesse estarão presentes. Além de uma excelente oportunidade de conhecer contatos pessoalmente, você poderá entender melhor e mais detalhadamente os negócios e desafios das empresas que você quer se aproximar.

8. É imprescindível ter cartões de visita
Com dados pessoais, telefones, emails, inclusive com links para seus perfis profissionais nas redes de networking.

9. Prepare o que vai dizer a essas pessoas
Que adianta encontrar com o CEO no elevador e ficar sem ação?

10. Seja natural
Pense positivamente sobre suas melhores características, suas realizações, esteja certo e convicto de que tem o que oferecer ao novo emprego/empresa onde deseja trabalhar. A convicção sincera tanto de seu potencial como dos seus limites ajuda a passar credibilidade na hora de abordar um bom contato.
Sobre a VAGAS Tecnologia
A VAGAS Tecnologia foi fundada em 1999. A companhia atua nacionalmente com foco no desenvolvimento e licenciamento do software VAGAS E-Partner, utilizado pelas empresas na gestão de seus processos seletivos.
A empresa também é controladora do vagas.com.br, um dos maiores sites de carreira do Brasil e um dos poucos portais com serviços totalmente gratuito para candidatos. O sistema VAGAS administra em torno de 75 milhões de currículos e possui tráfego mensal médio de 130 milhões de page views.
A VAGAS conta atualmente com 2200 clientes, de todos os portes, 63 deles entre as 100 maiores empresas do país (Ranking Revista Exame 2013). Elas utilizam as soluções da VAGAS Tecnologia para atrair (Employer Branding), Encontrar (Sites e redes sociais) e selecionar (e-partner) para gerir seus processos de seleção e utilizam o banco de currículos do vagas.com.br para buscar candidatos.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.