Voos entre Miami e Porto Alegre começam em 21 de novembro

A operação dos voos entre Porto Alegre e Miami, inicialmente prevista para dezembro, será antecipada para 21 de novembro pela American Airlines. A confirmação foi manifestada pelos diretores da companhia no Brasil, José Roberto Trinca e Dílson Verçosa Junior, em reunião com o prefeito José Fortunati na tarde desta segunda-feira, 26, no Paço Municipal.
O voo AA203 sairá de Miami às 20h20 do dia 21 de novembro, com chegada ao aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, às 7h50 da manhã seguinte. O avião seguirá para o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 9h25, onde pousa às 10h45 do dia 22. O voo decolará de Porto Alegre para Miami às 12h30 do mesmo dia, pousando no aeroporto de Miami às 18h30.
Conforme o diretor da empresa no Brasil, Dílson Verçosa Junior, a procura pela comercialização das passagens, que começou no dia 18, já surpreende. “Já temos uma procura excelente. Nossa atuação está voltada a promover os destinos”, afirmou, informando que a Capital passará a constar na divulgação das revistas de bordo, que circulam em 3,2 mil voos diários da companhia no mundo. Ainda de acordo com o executivo, os 484 funcionários atuantes no Brasil são todos brasileiros.
Parceria – Para o prefeito, a operação irá colaborar para o desenvolvimento de Porto Alegre.  “A cidade vai mudando com iniciativas desse porte. Somos parceiros de ações que são interesse de Porto Alegre, contribuindo para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda”, enfatizou Fortunati. O empreendimento foi anunciado em março pela American Airlines.
A operação começará com uma rota triangular, partindo de Miami, com escala em Curitiba e terminando em Porto Alegre. O retorno para Miami, no entanto, será direto de Porto Alegre sem escala na capital paranaense, com voo de nove horas. “É muito importante uma cidade do porte de Porto Alegre sendo ligada a Miami. Pretendemos desenvolver o potencial do mercado de negócios”, disse o executivo José Roberto Trinca, diretor da empresa para a Região Sul, destacando a parceria com a Secretaria Municipal de Turismo para viabilizar o projeto na Capital. “Este voo quebra mais um paradigma e consolida um ciclo de Porto Alegre e do Estado iniciado com a ligação direta à Europa, a vários países da América do Sul e Central, que é uma expectativa da cidade de muitos anos”, ressaltou Moraes, reforçando que esta conectividade com os Estados Unidos abre novas perspectivas para ações de promoção que passarão a ser feitas em conjunto com  a American Airlines.
No começo, serão voos diários, feitos por aeronaves Boeing 767-300, com capacidade para 225 passageiros, dos quais 35 na classe executiva. De acordo com o diretor da empresa, a tendência é de que, no futuro, os dois voos sejam independentes. Também participou da reunião a gerente-geral da empresa no Estado, Beatriz Lopes.