Vila Verde, em Portugal procura alavancar turismo com ajuda de rotas audioguiadas

 

O Município de Vila lançou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, duas rotas culturais audioguidas: “Caminho dos Lenços de Namorados” e “Caminho das Origens”.

A primeira é uma rota pedonal, no centro da vila, com uma distância de 3 quilómetros, a e a segunda uma rota automóvel que percorre todo o concelho, numa distância de 110 quilómetros.

A autarquia acredita que, em conjugação com outros projeto e eventos, estas duas rotas vão alavancar a atividade turística ao concelho de Vila Verde.

Na apresentação, na Loja Interativa do Turismo de Vila Verde, a vereadora Júlia Fernandes explicou que estes projeto permite aos visitantes conhecer os pontos turísticos do concelho, através de uma aplicação no telemóvel, disponível em português e em inglês, que faz o enquadramento histórico-cultural e/ou natural-paisagístico das atrações turísticas, a partir de indicações sonoras muito precisas das ruas e dos locais mais emblemáticos do concelho e, sempre que faça sentido, com declarações dos habitantes locais.

Vinte equipamentos estão disponíveis na Loja Interativa do Turismo, mas as rotas também podem ser acessíveis ao utilizador através de QR Codes que permitem descarregar a aplicação para o seu smartphone.

A Câmara Municipal de Vila Verde irá, ainda, estabelecer um protocolo com agentes privados do sector turístico – hoteleiros, empresários da restauração, entre outros – a fim de permitir a devolução dos telemóveis nesses mesmos estabelecimentos a qualquer hora do dia.

«Deste modo, estamos a garantir um maior valor acrescentado ao nosso território, aos turistas, aos visitantes, mas também aos locais e àqueles que procuram Vila Verde, aumentando a sua satisfação na experiência turística», disse Júlia Fernandes.

Na sessão esteve também o presidente da câmara de Vila Verde, António Vilela, segundo qual em breve vai ser possível realizar o percurso “Caminho dos Lenços de Namorados” de bicicleta, estando a ser preparados, para o efeito, «ponto de ancoragem» junto ao Posto de Turismo, Escola Secundária de Vila Verde e em vários outros pontos do Concelho.

No lançamento das duas rotas participaram também os alunos da turma do 11º ano do curso de Turismo da Escola Secundária de Vila Verde. No final, fizeram, pela primeira vez, a rota pedonal do “Caminho dos Lenços dos Namorados”, um percurso de 3km que dá a conhecer alguns dos mais emblemáticos sítios de Vila Verde, assim como a sua história, cultura, as suas artes mais modernas e a sua vivência.

Neste ano em que se comemora o Ano Europeu do Património Cultural, a autarquia de Vila Verde quer chamar a atenção para a importância do património cultural na sociedade e na economia, da valorização do turismo sustentável e do incremento da criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »