Vencedores do Desafio Universitário Empreendedor são conhecidos

Os três primeiros colocados do desafio projeto 100p100d, o Desafio Universitário Empreendedor (Dune) que utiliza a metodologia de gamificação, similar a um jogo, foram apresentados à reitora Ângela Maria Paiva Cruz, em reunião na última sexta-feira, 19. Gerson Luis Schwatey, Francisco de Assis Barbosa e Maria da Conceição dos Santos Josuá, explicaram a Ângela Paiva qual o projeto desenvolvido por cada um durante o desafio, promovido pela UFRN nos últimos três meses.

O primeiro colocou que a proposta elaborada indica a necessidade de um aeroporto regional de Mossoró, como substituto do aeroporto atual, dentro do âmbito e como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico para o município, tanto no transporte de passageiros como no de carga. A ideia prevê a criação de 35 mil empregos diretos ou indiretos. Já o segundo propôs um aplicativo tecnológico capaz de facilitar a inclusão de insumos de recursos financeiros dentro de ferramentas de cronograma de projetos, inicialmente na construção civil, mas que podem atender a qualquer tipo de projeto.

Por fim, a proposta de Maria da Conceição dos Santos Josuá é a criação de um centro integrado multidisciplinar de apoio à família, capaz de atender os núcleos familiares com dificuldade de propiciar amparo ao idoso. Ela ilustrou identificando que o projeto prevê um mix de ações em áreas como lazer, aprendizagem e beleza, acrescentando que a ideia surgiu de uma percepção de mercado em virtude de experiência precedente em assistência social.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, “a experiência do desafio foi proveitosa, pois foi uma oportunidade diferenciada para compreender ferramentas de empreender. As proposições atendem demandas da sociedade, isso é palpável. Trabalhamos com a perspectiva de que estes empreendedores se tornem parceiros da instituição, com interlocução presente”.
Realçando a formação do empreendedor como uma das forças atuais da UFRN, Ângela Paiva apontou que “o empreendimento gera a inovação, que propicia criação. Vocês mergulharam na oportunidade e merecem nosso reconhecimento”. Além deles, participaram da reunião membros das equipes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), além de Jaime Araújo, que idealizou o Meu Planejamento de Futuro (MeF), metodologia de gamificação utilizada na maratona “100 projetos em 100 dias”.

Congresso de Empreendedorismo Universitário

Os vencedores do Dune foram conhecidos na semana passada, durante o Congresso de Empreendedorismo Universitário (CEU), iniciativa realizada pela UFRN em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), cujo objetivo foi fomentar a cultura do empreendedorismo inovador no RN e que teve como temática geral “Um olhar para o futuro”.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!