Turismo impulsiona a economia da região cacaueira

A cadeia produtiva que reúne a cultura cacaueira, a produção do chocolate e o turismo foi um dos destaques da abertura do Fórum Cacau Bahia 2035, realizado nesta terça-feira (21), no Hotel DeVille, em Salvador. Realizado pelo Governo do Estado, o evento visa à elaboração de um plano de desenvolvimento do setor cacaueiro para os próximos anos.

O potencial da região foi destacado pelo secretário do Turismo, José Alves. “Estamos empenhados no processo de valorização do cacau e do chocolate como produtos turísticos da Bahia, contribuindo para a diversificação da atividade econômica da região Sul do Estado”, completa.

A produção cacaueira abrange 26 municípios, com destaque para a Estrada do Chocolate, localizada entre Ilhéus e Uruçuca. Na região, é possível acompanhar desde o plantio, colheita do cacau e o processo de secagem das amêndoas nas fazendas, até a produção do chocolate.


Hotel do Cacau
 – Representando o governador Rui Costa, o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, anunciou um novo investimento privado captado pelo governo para a região.

Trata-se de um hotel da rede Vila Galé, que deve ser construindo no litoral, entre Ilhéus e Una, com pelo menos 500 apartamentos. “Terra de Jorge Amado, Ilhéus está pronta para receber bem os seus turistas”, pontuou.

O seminário reúne, nesta terça-feira, produtores de cacau, fabricantes de chocolate, sindicatos, pesquisadores e entes públicos, com objetivo de traçar um novo plano de desenvolvimento que constitua uma estratégia de fomento à cadeia produtiva do cacau e do chocolate baianos.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »