Turismo de Portugal apresenta projeto de revitalização de patrimônios públicos e desenvolve novos polos turísticos no país

30 edifícios já foram disponibilizados para o programa que visa explorar o potencial turístico de diversas localidades

 

Presente em mais uma edição da ABAV Expo Internacional, o Turismo de Portugal apresenta um inovador projeto de revitalização de patrimônios históricos por meio da iniciativa privada: o projeto “Revive”.
O programa foi lançado pelo governo português em uma ação conjunta dos ministérios das Finanças, da Cultura e da Economia. Até o momento, 30 edifícios espalhados por todo o país foram disponibilizados, entre eles monumentos históricos como os mosteiros de Arouca e São Paulo e o Castelo de Portalegre.

O foco é o desenvolvimento turístico e a recuperação do património, como explica Lídia Monteiro, diretora de Marketing e Promoção do Turismo de Portugal. “Esse projeto foi pensado nas pessoas que procuram uma experiência turística única num edifício histórico, seja um hotel, um restaurante, uma galeria de arte ou uma escola de surfe. Com o Revive, abrimos o patrimônio público ao investimento privado, proporcionando a recuperação do patrimônio e simultaneamente o desenvolvimento de projetos turísticos diferenciadores e únicos, gerando um ativo econômico para o país”, diz a diretora, que está na ABAV para apresentar o programa.

Seleção

Todos os imóveis passarão por um concurso público para seleção da entidade que desenvolverá cada projeto de revitalização. Já foram lançados três concursos. A seleção dos edifícios teve por base, além do potencial de rentabilização e preservação do patrimônio, o reforço da atratividade das diferentes regiões do país, com o objetivo de se criarem novos polos turísticos, desconcentrando a procura e desenvolvendo outras regiões.

Os imóveis do Revive não serão alienados, sendo utilizados em regime de concessão de exploração, durante um período alargado de 30 a 50 anos.

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado ao Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes econômicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa. Foi eleito, nos últimos três anos, o melhor escritório de turismo da Europa pelo World Travel Awards (WTA).

Mais informações:

http://revive.turismodeportugal.pt/

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »