TRÊS MULHERES ACABAM DE INGRESSAR NO TIME DE PILOTOS DA AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras contratou três co-pilotos mulheres. Elas passarão por treinamento e devem se juntar aos tripulantes da companhia ainda este mês de abril. Antes da chegada de Maria Medeiros, Daniela de Lima e Aline Silveira, a equipe era formada apenas por homens. 

Há 16 anos na área, Maria Medeiros conta que começou como comissária, função em que trabalhou por oito anos. Neste meio tempo, se capacitou para pilotar. Quanto ao desafio de ser uma mulher no comando de uma aeronave, a co-piloto revela que, às vezes, o passageiro fica meio ressabiado ao notar que uma mulher está pilotando o avião, mas no final eles ficam muito contentes e curiosos. “Você acaba levando isso como um desafio.”

Já Daniela de Lima trilhou um caminho diferente. Com planos de se formar em Engenharia aeronáutica, ela começou um curso para piloto privado, visando adquirir mais conhecimento técnico, mas, diante dos resultados obtidos em sua avaliação, se viu encorajada pelos instrutores a continuar. “Quando eu fiz o primeiro voo não consegui mais largar”, comenta. Com 10 anos de carreira e 1900 horas de voo, está animada para começar a pilotar os E-Jets, os jatos mais modernos do mercado.

Saiba mais sobre a Azul

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro do ano passado, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em freqüências diárias, nonstop. Hoje a nova companhia aérea conecta 10 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Navegantes, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus. Com as linhas de ônibus, são 16 as cidades conectadas pela Azul.

Fundada por David Neeleman, executivo que traz na bagagem a criação de outras três companhias aéreas, incluindo a americana Jetblue, a Azul chegou ao mercado com uma proposta diferenciada, operar com aeronaves 100% brasileiras, ligar cidades brasileiras com voos diretos e oferecer diversas freqüências por dia. Para começar a operar, a empresa encomendou 40 aeronaves Embraer e foi feita a opção de compra para outras 36. Ao longo de 2009, a Azul vai receber um novo avião por mês, chegando a 14 aeronaves em dezembro. 

A entrada da nova companhia já provocou um impacto imediato no mercado, com a geração de 1.100 empregos diretos, devendo chegar a 5.000 em 2013, e um aumento significativo no número de passageiros no aeroporto de Viracopos, em Campinas. A empresa espera fechar o ano de 2009 com mais de 2 milhões de passageiros transportados.