Startups de Boa Vista (RR) e Campo Grande (MS) são as vencedoras do Desafio Inovação Turismo Inteligente

 

Premiação aconteceu no dia 29 de setembro, durante a 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, na Vila do Saber

 

 

TicketPhone (Boa Vista, RR) e Brasil Food Safaris (Campo Grande, MS) são as startups vencedoras do Desafio Inovação Turismo Inteligente, competição criada em parceria entre BRAZTOA E SEBRAE, com o intuito de engajar e aproximar do turismo soluções tecnológicas para a melhoria e evolução do setor.

O projeto teve 50 startups de todo o Brasil inscritas e 48 potenciais novas ideias para o mercado – uma outra modalidade do Desafio, onde empreendedores do turismo podem apresentar ideias em planejamento. As oito melhores startups, selecionadas durante os eventos Experiência Braztoa, e as 10 melhores ideias, acompanharam painéis e palestras, além de receberem mentoria especializada, para que estivessem totalmente preparadas para a apresentação final, que ocorreu na Vila do Saber, local onde também foi realizado o Hackathon Viagens 2017, entre outras atividades.

 

Os premiados do dia ganharam passagens aéreas válidas para qualquer destino nacional. Ainda foram direcionadas uma menção honrosa

 

Startups premiadas

 

Primeiro Lugar: TicketPhone (Boa Vista, RR)

Plataforma para gestão e organização de eventos e atividades turísticas, incluindo venda de serviços extras – permitindo, por exemplo, que o passageiro adquira ingressos para passeios ou espetáculos diretamente com o guia turístico.

www.ticketphone.com.br

 

Segundo Lugar: Brasil Food Safaris (Campo Grande, MS)

Plataforma para promoção do turismo de experiência, identificando roteiros que visam a aproximação dos viajantes ao patrimônio alimentar de um destino turístico.

www.brasilfoodsafaris.com

 

Menção Honrosa: Guyia (São Paulo, SP)

Plataforma e app voltados ao público LGBT, que lista, de forma geolocalizada, uma agenda de eventos e atividades para integrar e planejar experiências turísticas no destino.

www.guiagaysaopaulo.com.br

 

 

Ideias Premiadas

 

Primeiro lugar: Culturismo (Feira de Santana, BA)

A ideia é criar uma plataforma que permita ao usuário definir uma rota turística e ter de volta uma lista de obras literárias que se passam em cidades dessa região. Além disso, ao visitar pontos turísticos que são citados nessas obras literárias, o usuário poderia escutar trechos de tais obras que falem sobre o ponto turístico.

 

Segundo lugar: Jerimundi (São Paulo, SP)

Primeiro aplicativo e jogo do mundo voltado para o turismo. Fornecendo descontos aos usuários com apoio dos parceiros. Oferece a oportunidade de levar o turista a conhecer os pontos turísticos de uma forma inovadora, com o atrativo de ganhar benefícios, saindo do mundo virtual, para o real.

 

Menção honrosa: Touristmedia (Palhoça, SC)

Tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes e atrativos a todos os turistas a partir do uso da tecnologia, aprimorando a experiência turística, a governança pública e privada, e sustentabilidade dos destinos, por meio da intermediação das publicações já efetuadas hoje comumente pelo turista durante sua viagem, que divulga fotos e comentários sobre sua estadia em locais turísticos em variadas redes sociais.

 

 

“Esse projeto vai em direção ao futuro e traz uma nova visão do nosso próprio mercado. Queremos estar cada vez mais próximos dessas odeias e inovações”, disse Magda Nassar, presidente da BRAZTOA.

 

Achamos muito importante criar a aproximação dos empreendedores de novas ideias com empresários que estão há mais tempo no mercado e, com isso, causar uma mudança de mentalidade, além de promover negócios entre as startups e toda cadeia turística, para que eles possam usar as startups como fornecedores que podem otimizar o seu trabalho, disse Alberto Vallim, do SEBRAE.

 


Sobre a Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

 

Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

 

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »