Startups apresentam oportunidades de negócios no ambiente digital para destinos turísticos

 

Painel do Fórum TurisTIC Brasil reunirá novas empresas especializadas no setor turístico voltadas para inovação tecnológica

 

Em um mundo cada vez mais conectado, com turistas e viajantes acessando aplicativos e redes sociais antes, durante e depois da viagem, ter uma estratégia assertiva no ambiente digital passou a ser mandatório para os gestores de empresas e destinos turísticos.

Fórum TurisTIC Brasil, que acontece entre os dias 17 e 18 de agosto, em Salvador, reunirá startups que fazem a diferença o turismo e podem ser potenciais parceiros de negócios para empresas e destinos. As startups selecionadas para participar do encontro são: Tupiniquim.com, Quanto Custa Viajar e TrackAge.

Tupiniquim.com é uma plataforma virtual de vendas de experiências turísticas de destinos brasileiros para o mundo.  A proposta é apresentar o Brasil “visto de dentro”, destacando atividades que valorizam riquezas naturais e culturais.

Focamos mais em experiências de turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo urbano, turismo gastronômico, isto é, em tipos de turismo que ofereçam experiências de imersão cultural agregando valor na forma como você vivência aquele destino. Acreditamos que a nossa plataforma veio para preencher a lacuna que há muito tempo existe em nossa indústria do turismo que é a falta de um canal eficiente para expor e vender as experiências e regiões menos tradicionais do circuito de destinos visitados no Brasil”, afirma a fundadora da plataforma, Mari Sato.

Em termos estatísticos, dados mostram que mais de 90% das empresas de turismo são micro ou pequenas empresas, com recursos limitados para promoção. “Queremos proporcionar tanto para essas empresas, quanto para as pequenas cidades e municípios, essa oportunidade de visibilidade. Imagine o impacto econômico e social que teremos uma vez que o mundo possa ver a diversidade de atividades e atrações que temos para oferecer e todas as comunidades, pessoas e empresas colherem esses benefícios? A partir disso, a sociedade de forma geral poderá reconhecer o valor do turismo como um ramo de prosperidade social e econômica, desenvolvendo-o de forma sustentável”, complementa Sato.

Quanto Custa Viajar é uma plataforma que auxilia os viajantes a levantar custos de viagens para mais de 250 destinos no mundo. A ferramenta informa preços de passagem aérea e o custo médio diário de hospedagem, atrações, alimentação e transporte, para três perfis de viajantes: mochileiro, econômico e conforto.

Fabio Yamahira, CEO e co-fundador da empresa, falará no painel sobre a importância da Internet e da avaliação de dados na estratégia de divulgação dos destinos. “Tendo como nossa principal plataforma o ambiente digital, a proposta é convencer os gestores de destinos turísticos a respeito da necessidade de criar conteúdos sobre as atrações e experiências, de forma a gerar tráfego e relevância. Além disso, usar a inteligência de dados a favor”.

Criado em 2014, o site já registra quase 1 milhão de acessos por mês e mais de 260 mil usuários registrados.

TrackAge é uma empresa de soluções de monitoramento inteligente em tempo real. A startup surgiu para solucionar o problema de extravio e violação de bagagens, já passou pelo processo de aceleração da Oxigênio – Porto Seguro, da Plug and Play, da Liga Autotech e, atualmente, foi selecionada pela ABDI como a 2ª melhor Startup do Brasil para fazer conexão com as indústrias.

Por meio de um dispositivo inteligente, o viajante acompanha em tempo real a localização da sua mala e, em caso de violação, recebe um alerta em seu smartphone. É um exemplo real de como a Internet das coisas pode melhorar a experiência dos viajantes. Rapidamente, a Trackage ampliou sua área de atuação. Além de vender para o cliente final, oferece soluções para agências de viagens, seguradoras e empresas no geral, dos setores de turismo, autos, cargas e ativos. Além de rastrear objetos, a Trackage fornece informação estratégica para tomada de decisão, como o perfil de direção do motorista ou a ociosidade de uma carga.

Apresentaremos aos gestores de empresas e destinos turísticos soluções que preveem otimização de processos, redução de custos e prejuízos, e aumento de lucratividade por meio de rastreabilidade de pessoas, ativos e demais objetos. Entregamos aos nossos clientes um conhecimento estratégico, através de inteligência aplicada às informações em tempo real que auxiliam na tomada de decisão”, destaca o fundador e CEO, Victor Hugo Espírito Santo Moreira.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »