SPCVB faz balanço de trabalhos de 2015 e se programa para 2016

Captações, participação em feiras, ranking ICCA, Workshop DestinoSP, eventos de relacionamento, cursos e publicações são destaques de 2015

Faltando dois meses para o fim de 2015, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) colhe os frutos do planejamento estruturado para o ano. As cinco áreas da entidade, Eventos Nacional, Eventos Internacional, Relacionamento, Marketing e Administrativo Financeiro recentemente apresentaram os resultados do trabalho realizado nos três primeiros trimestres.

“Em 2015, com as incertezas da economia, alta do dólar, inflação crescente e PIB negativo esperado, é importante acompanhar e ajustar o planejamento a cada trimestre, com foco em resultados, buscando flexibilidade que a volatilidade que cenários interno e externo impõem e buscando maior representatividade junto ao setor publico no Executivo através dos conselhos instituídos e no Legislativo através das  Comissões e Frente parlamentar, além das parcerias com as entidades de classe”, comenta Toni Sando, Presidente Executivo da entidade.

Eventos Internacional: captação para São Paulo receber o mundo

Um dos principais alicerces do trabalho de um CVB é a captação de eventos, que aumenta o fluxo de visitantes,  servindo de gatilho para ativação econômica de diversos setores do turismo, eventos e viagens. Desta maneira, a área de Eventos Internacional concentra seus esforços em diversas frentes para captação, promoção e apoio a eventos.

Com o objetivo de prospectar eventos latino-americanos, a equipe participou, em março, do Congresso da Federação  de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (Cocal), realizado em Florianópolis; e da World Travel Market (WTM) Latin America, em abril, com presença no speed networking e apresentação para hosted buyers e escritórios de turismo, com representantes de América do Sul, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América – Costa Leste, Estados Unidos da América – Costa Oeste, França, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Também marcou presença no Fórum HRG, em abril, no IV Workshop Brasil Sensacional em Lima, em agosto, e no Congresso Latino-americano da ICCA & 9th Client/Supplier Business Workshop, em setembro.

Ainda como parte do trabalho de prospecção de novos eventos internacionais para São Paulo, a equipe se mantém em contato contínuo com associações internacionais e internacionais com sede no Brasil, focadas na detecção de eventos com perfil ICCA.  A área marcou presença no IMEX Las Vegas, em outubro, e está prevista a participação no Congresso Mundial da International Congress and Convention Association (ICCA), no mês de novembro em Buenos Aires.

Até o momento, a área registrou 45 eventos apoiados, 12 promovidos, 8 captados e 50 em prospecção. Aos associados da entidade, foram enviados 1034 oportunidades de negócios.

Entre os eventos captados este ano, vale destaque para o Congresso Mundial de Dessalinização e Reuso da Água para 2017, para o qual a cidade se candidatou pela segunda vez. Fruto do trabalho de captação, São Paulo já tem eventos confirmados para até 2024.

“O ano transcorreu com um novo cenário político-econômico, que naturalmente repercutiu no mercado internacional, mas nossas metas vêm sendo cumpridas como planejado. A principal diferença foi a concretização de duas ações de grande impacto para a cidade, a Convenção do Rotary Internacional, em junho, e o WorldSkills, em agosto. Foram dois grandes eventos que serviram de vitrine para demonstrarmos ao mercado internacional que São Paulo recebe bem eventos de todos os tamanhos. Foi a coroação de um trabalho que teve início em 2005, na primeira tentativa de captação do Rotary, e em 2012, quando se iniciaram as primeiras tratativas com o Senai, para o WorldSkills”, conta Elisabete Sorrentino, Diretora de Eventos Internacional.

Eventos Nacional: o Brasil se encontra em São Paulo

Com um trabalho semelhante e paralelo à área de Eventos Internacional, Eventos Nacional atua com uma equipe focada na captação, promoção e apoio institucional a eventos que percorrem território nacional.

Novidade de 2015, o Workshop DestinoSP foi um projeto de grande sucesso, com o objetivo de dar suporte ao trabalho realizado e indicar aos associados todo o potencial turístico e econômico das regiões da cidade. Contou com participação de representantes de restaurantes, bares, casas de espetáculo, centro de convenções, cursos e treinamentos, espaço para eventos, hotéis e redes hoteleiras, museus e lojas. Os encontros foram realizados nos destinos Centro & Zona Norte, Paulista & Jardins, Berrini, Ibirapuera & Moema e Itaim & Faria Lima. Ganham destaque também as ações customizadas com hotéis associados.

Foram realizadas diversas reuniões com gestores de viagens das “Empresas Amigas da Cidade”, entidades de classe, hotelaria e equipamentos das cidades associadas. Até o momento, foram 26 eventos captados, 18 promovidos, 220 apoiados e 184 em prospecção, sendo geradas 1.758 oportunidades de negócios. “Concluímos o terceiro trimestre dentro das expectativas, levando-se em consideração a prioridade de alguns indicadores em função dos seus resultados, uma vez que dariam suporte a outras ações”, detalha Elenice Zaparoli, Diretora de Eventos Nacional.

Relacionamento: gerando valor aos associados

A área de Relacionamento do SPCVB é responsável pelas ações junto aos associados da entidade, hoje, 750 em 60 segmentos do trade turístico. A equipe se concentra em diversas frentes que geram oportunidades de negócios aos associados, além das já anunciadas pelas áreas de Eventos.

Como forma de divulgar o destino e oferecer um espaço diferenciado dentro das principais feiras de turismo do País, até o momento, o SPCVB participou da Expo de Negócios em Turismo (AVIESP), da WTM Latin America, do Encontro Nacional das Agências de Viagem (AVIRRP) e da ABAV – Expo Internacional do Turismo, levando,  cooperados que, ao final das feiras, avaliaram positivamente os resultados obtidos. Está prevista ainda a participação na Festuris, em Gramado, em uma parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a São Paulo Turismo (SPTuris).

Neste ano, já foram realizadas três edições do Café de Relacionamento, evento organizado pela área que convida profissionais para tratar de temas importantes, em encontros que ocorreram em equipamentos conhecidos da cidade. A primeira edição do ano contou com palestra do psicoterapeuta Leo Fraiman, no Centro de Convenções Rebouças; o segundo foi com a Presidente da Mocidade Alegre, Solange Bichara, na casa de espetáculos Terra da Garoa; e, por fim, o terceiro contou com palestra do jornalista Guto Abranches, no Transamerica Expo Center.

A área também é responsável por mais duas frentes: relacionamento com o mercado, voltado para patrocínio de ações e de publicações da entidade, sendo mais uma fonte de receita para o SPCVB,  além do Room Tax e mensalidade dos associados; e pelos cursos da Academia Visite São Paulo. Neste ano, foram lançados  módulos em parceria com a Promonde, Senac, Anhembi Morumbi, Supletivo Virtual e ComSchool, com aulas presenciais e à distância, com descontos e gratuitos. Periodicamente são realizados treinamentos junto à hotelaria para abordar a importância do Room Tax.

Neste período, também ganham destaque: o BenefícioSP, programa de descontos do SPCVB, que, atualmente, conta com 63 ofertas ativas no site www.beneficiosp.com.br; o projeto Descubra São Paulo, realizado em importantes cidades do Brasil, integrando uma inédita parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, SPTuris, APRECESP e o apoio da Abrajet local, com o objetivo de divulgar São Paulo pelo Brasil; e o São Paulo Para Você, com a SPTuris e TAM Viagens, que oferece pacotes especiais para São Paulo com diversas opções de hospedagem e lazer.

“Em 2015 a estratégia foi realizar encontros quinzenais [Petit Comités] e cafés de relacionamento para aproximar os diversos setores da economia nos 60 segmentos associados. Fator fundamental na manutenção da base de associados”, comenta Sara Souza, Diretora de Relacionamento.

 Marketing:  Comunicação e Pesquisa que geram oportunidades

Já são quase 2.500 eventos cadastrados no calendário do SPCVB, entre simpósios, congressos, feiras e encontros, que podem ser consultados no site visitesaopaulo.com e que, periodicamente, são enviados em forma de publicação digital para todos os associados da entidade, que, desta forma, podem prospectar novos negócios. São produzidos também conteúdos para agendas culturais e de negócios, veiculadas em mídias e TVs especializadas, além de boletins periódicos com notícias da entidade.

Em paralelo às pesquisas de eventos para o site, também é realizada a pesquisa de eventos com perfil ICCA. Fruto desse trabalho, São Paulo foi a melhor cidade brasileira no ranking 2014, com 66 eventos internacionais associativos.

Resultado das pesquisas e da produção de conteúdo, a publicação semestral São Paulo em Números, exclusiva para associados, reúne estatísticas e insights do comportamento da cidade. Neste ano, foram lançadas duas edições, sendo que a segunda, de julho, contou com versão impressa. Cabe também ao departamento a atualização das informações do site, incluindo “Dados da Cidade”, disponível em visitesaopaulo.com/dadosdacidade.

Expandindo o universo da comunicação com o trade turístico e associados, o SPCVB também atua no relacionamento com o visitante, por meio das redes sociais do São Paulo É Tudo de Bom: Página do Facebook, Twitter, Instagram e Blog. Somando com as redes sociais Institucionais do SPCVB, Grupo do Facebook e Linkedin, até o momento, são 56.489 seguidores no total. Os sites destinosp.com.br e destinosp.com.br/roteiros, com dicas de passeios, também são alimentados pelos profissionais da área. Como forma de ampliar a produção de conteúdo inédito para o visitante, foram feitas parcerias com blogs de turismo, como o Explora Sampa, Passeios Baratos em São Paulo e São Paulo São, além do aplicativo de geolocalização Yelp.

Como a divulgação do destino é outro alicerce do trabalho de um CVB, assessoria de imprensa e criação completam o departamento, responsáveis pela produção de releases, artigos, notas, relacionamento com veículos de comunicação e redação; e “envelopamento” e criação de todo o material promocional e institucional, que, até o momento, somam 219 peças desenvolvidas.

Ganham destaque o lançamento da loja virtual saopaulotudodebom.com, com produtos com a cara da cidade; o guia de Bares e Restaurantes associados; e as edições da publicação EM DIA COM, que trouxeram os temas “Mercado de Eventos Associativos” e “Mercado Hoteleiro”. “Em 2015, estamos muito focados nos associados, provendo informações, dados do setor, extensa programação cultural e eventos de negócios para que ele possa, por meio destas ferramentas, buscar oportunidades e prospectar novos negócios”, conta Flavia Taulois, Gerente de Comunicação e Pesquisa. “Fazer mais com menos virou regra, e, mesmo assim, não houve barreiras para buscarmos inovações às soluções dos desafios encontrados”, completa.

SPCVB: daqui para frente

Elisabete Sorrentino, Diretora de Eventos Internacional, minimiza os efeitos do momento político-econômico do País. “Aqui, estamos atentos à crise, mas é nesta época do ano que somos mais procurados por organizadores internacionais em busca das melhores opções de espaço e serviços para atender seus eventos planejados para  o 1º semestre do ano. Em sua maioria, são eventos corporativos, convenções e seminários técnicos que consideram São Paulo, por sua característica de destino de negócios, a melhor opção para a projeção de seus eventos”, detalha.

“A partir de novembro, finalizaremos quatro ações customizadas com Hotéis,  das 10 programadas, e realizaremos o Workshop com Promotores de Eventos e representantes de nove Equipamentos das Cidades Associadas”, revela Elenice Zaparoli, Diretora de Eventos Nacional. “Nos próximos meses, usaremos a estratégia de networking entre os associados e a ampliação da base de associados e empresas patrocinadoras, em parcerias estratégicas com as associações e setor privado, além da integração da Academia Visite São Paulo com a UNEDESTINOS, para os programas de treinamento e formação técnica”, completa Sara Souza, Diretora de Relacionamento.

Na área de Marketing, a atenção permanece no cumprimento dos indicadores, com foco na pesquisa ICCA. “Daremos andamento nos projetos inéditos com os parceiros, para que se concretizem no próximo ano, principalmente os voltados aos visitantes. Por hora, focaremos na pesquisa ICCA para manter São Paulo como líder brasileiro entre os destinos que mais recebem eventos internacionais”, conta a Gerente Flavia Taulois.

Na diretoria Administrativo Financeira, as inovações ficam por conta da aplicação semestral do P.I. (Predictive Index) pela empresa Arquitetura Humana para gestão de equipes,  a troca de todo o sistema e implantação de um CRM para Eventos e Associados, entre outras ações. “A Fundação cresce com responsabilidade e embasado por princípios éticos, por isso, o monitoramento das receitas e despesas, bem como a gestão administrativa, controle fiscal, legal e contábil, são fundamentais para manter a credibilidade da entidade e de seus dirigentes”, conclui Kelly Oliveira, Diretora Administrativo Financeira.

Para o Presidente do Conselho de Administração do SPCVB, Juan Pablo De Vera,  é importante estar atento à movimentação do mercado para direcionar os esforços, “estar em contato direto com os diversos players do trade turístico e sentir quais são as necessidades de quem procura São Paulo para trazer seu evento, o que temos como vantagens, obstáculos, nível de competitividade com outros destinos e demais diferenciais. Trabalhamos para ser um elo entre as engrenagens do turismo, eventos e viagens, para que todos girem de forma sustentável e próspera”,  finaliza.

 

Sobre o SPCVB

Com 31 anos de existência e primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma fundação estadual de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega atualmente mais de 750 associados-mantenedores, representando todos 61 segmentos do trade turístico paulista. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes e o aumento de sua estadia por meio da captação e suporte a eventos, promoção e programa de capacitação.

Para isso, a entidade integra setores da sociedade em parcerias público-privadas a fim de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo, contribuindo para o desenvolvimento econômico do destino, melhoria da qualidade de vida e renda de seus habitantes, e aumento do número de visitantes. Os recursos financeiros da Fundação são provenientes da mensalidade dos associados, de parcerias e da contribuição facultativa do room taxjunto aos hóspedes dos hotéis associados.

SÃO PAULO CONVENTION & VISITORS BUREAU

Visite São Paulo

www.visitesaopaulo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Translate »