Setur promove atualização do mapa turístico na Chapada Diamantina

 

 

Gestores municipais da Chapada Diamantina participam, nesta quarta-feira (24), em Andaraí, de oficina promovida pela Secretaria do Turismo da Bahia para atualização do Mapa Turístico. O encontro reúne os 15 municípios dos chamados circuitos do Diamante e do Ouro, com os quais serão discutidos os  parâmetros do novo mapeamento turístico elaborado pelo Ministério do Turismo (MTur).

Com 34 municípios incluídos no último mapa turístico, a Chapada Diamantina é a última zona a participar do primeiro estágio de atualização do mapeamento – instrumento do MTur, que identifica o desempenho da economia do turismo e auxilia no planejamento das ações de desenvolvimento nas áreas turísticas do país.

Na quarta-feira (31), será realizada a última oficina, em Jacobina, contemplando os circuitos Chapada Norte e Chapada Velha. Desde abril, a Setur realiza oficinas que contemplam cidades das 13 zonas turísticas baianas.

Exigências – Para ser considerado município turístico e entrar no novo mapeamento do Ministério são necessárias: a existência de um órgão municipal de turismo e a comprovação de dotação orçamentária para essa área. Um conselho municipal de turismo em atividade e a assinatura de um termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo também estão entre os requisitos.

Os municípios interessados em se manter ou ingressar no novo mapa turístico têm até 20 de julho para enviar toda a documentação à Diretoria de Regulação e Certificação da Setur. Depois, a Secretaria validará as informações e encaminhará ao Ministério do Turismo, até 30 de julho.

 

A atualização do mapa turístico prevê a categorização dos municípios a partir de critérios que traduzem a economia do turismo: número de ocupação formal no setor de hospedagem; número de estabelecimento formal no setor de hospedagem; estimativa do fluxo turístico doméstico e a estimativa do fluxo internacional.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »