SETUR-PE LANÇA EDITAL PARA IMPLANTAÇÃO DE SINALIZAÇÃO TURISTICA DO LITORAL PERNAMBUCANO

O secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, anunciou nesta quinta-feira (05), às 11h, o lançamento do edital para a implantação do projeto de sinalização turística para os 187 quilômetros do litoral do Estado. Com recursos do Ministério do Turismo, o orçamento previsto para a prática do projeto é de R$ 7, 548 milhões. O edital prevê o início dos trabalhos para 90 dias e a expectativa é que os serviços sejam executados em seis meses. 

“Uma das principais queixas dos turistas que visitam Pernambuco é a falta de sinalização. Por isso, o Estado precisa melhorar o seu receptivo sinalizando melhor as estradas e as BRs”, declarou o secretário estadual de Turismo, Sílvio Costa Filho, lembrando que, no final do ano passado, a Setur finalizou a sinalização dos quatro municípios que compõem a Rota do Vinho: Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. O investimento para a implantação das placas foi de R$ 300 mil. 

De acordo com o projeto para o litoral, serão instaladas 413 placas, 129 pórticos e 37 semi-pórticos; quase 40 atrativos turísticos receberão 57 placas interpretativas. Todo o material respeitou os critérios do DER, para rodovias estaduais, e do DNIT, para as federais. 

A sinalização vai proporcionar um melhor acesso ao patrimônio histórico, tais como igrejas, conventos, engenhos, sítios históricos, além das belezas naturais do Estado. O projeto contempla a sinalização rodoviária (BR-101 Norte e Sul, a PE-60, a PE-09, entre outras) e os atrativos turísticos de referência nacional e internacional. 

Costa dos Arrecifes – Funcionando como instrumento de divulgação do Pólo Costa dos Arrecifes, as placas contemplarão as cidades de Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, além do Recife e Olinda. Para a elaboração do projeto, os municípios receberam visitas da empresa contratada acompanhada por técnicos da Setur, do DER e da Fundarpe. O objetivo era diagnosticar as áreas verificando as potencialidades turísticas e analisá-las conforme critérios técnicos, como acesso, hospedagem, comércio e opções de alimentação. Foram preenchidas mais de 200 fichas com elementos turísticos do litoral pernambucano para o estabelecimento de uma hierarquia que foi utilizada no projeto-executivo da sinalização. Somado a isso, a atratividade dos destinos turísticos foi também levada em conta para a aplicação das placas. Para o balneário de Porto de Galinhas, por exemplo, foi traçado um raio de abrangência de 100 quilômetros e para Serrambi, um de 40. Importante ressaltar que o alcance foi determinado segundo norma do trade turístico internacional, a qual prevê que o turista considera passar até no máximo uma hora em um veículo para chegar a um ponto de visitação. Esse procedimento foi determinante para a aplicação das placas indicativas, interpretativas, de boas-vindas e especiais, incluindo pórticos e semi-pórticos. 

Tipos de placas – Na entrada da BR-101 Norte e Sul e na PE-60, serão fixados pórticos, contendo placas de boas-vindas ao turista com informações gerais sobre as potencialidades turísticas oferecidas por cada via. A partir daí, quanto mais o veículo se aproximar do destino turístico a ser visitado, as placas fornecem dados mais específicos. Alguns pontos importantes como, por exemplo, as principais praias do Litoral Sul e Norte receberão pórticos especiais, que vão conduzindo o turista por meio do “você está aqui”. 

Ao chegar ao local, o visitante também encontrará placas interpretativas com dados sobre o ponto turístico, incluindo história, imagens e, em alguns casos, um mapa que o contextualiza no patrimônio do restante do município e sugere visitação a outros locais próximos.