Senac divulga gastronomia potiguar em evento no Rio de Janeiro

 

 

Durante dois dias instrutores do Senac RN coordenaram

atividades e atenderam cerca de 380 pessoas

Natal/RN, 14 de agosto de 2017 – A Semana de Gastronomia Regional do Restaurante-escola Senac Downtown RJ, nos dias 9 e 10 de agosto, contemplou a culinária potiguar e homenageou o historiador, antropólogo e folclorista Luiz da Câmara Cascudo. O evento abordou aspectos dessa cozinha pesquisados por ele e que também estão presentes no livro “Arte e rituais do fazer, do servir e comer no Rio Grande do Norte”, publicado pela Editora Senac.

Durante dois dias, os chefs e instrutores do Senac RN, Rodrigo Santana e Elizabeth Assunção, se juntaram à equipe do restaurante-escola para o preparo do cardápio regional. “Dentro da própria formação do aluno, falamos muito da importância sobre a repercussão dos nossos pratos. É muito bom quando a gente tem uma oportunidade de sair da região e mostrar para as pessoas aquilo que caracteriza a nossa cultura”, disse Rodrigo Santana.

Ao todo, cerca de 380 pessoas foram atendidas durante o evento, inclusive o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio Oliveira Santos. No cardápio estavam o baião de dois com arroz da terra, o filé de sol com cebola roxa caramelizada, a paçoca de carne de sol, o arroz de caranguejo e o camarão na moranga. No buffet de sobremesas, não faltaram os doces em compota, a cocada e a cartola.

O artesanato do Rio Grande do Norte também ajudou na decoração do festival temático. As mesas foram enfeitadas com garrafas recicladas de vidro pintadas com motivos regionais por artesãos locais. No salão, elementos como a rede, o barro e a renda lembraram o estado nordestino. Saquinhos de castanha de caju embrulhados em tecido rústico foram as lembrancinhas oferecidas aos comensais.

O vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Antônio Beserra Lacerda, e a diretora de Educação Profissional do Senac RN, Lucinete Araújo, prestigiaram o evento. Para a diretora de Educação Profissional, o festival proporciona aos chefs e alunos das empresas pedagógicas do Senac uma troca de conhecimentos. “Por esse motivo, nosso presidente recebeu o convite para participar do evento com grande satisfação. A partir daí, formamos um grupo de trabalho para traçar um planejamento que garantisse uma excelente representação do nosso estado”, disse Lucinete.

Aula-show – Com o tema Do mar ao sertão, a programação contou com uma oficina que apresentou como se prepara a paçoca de carne de sol com camarão (como prato principal) e o musseline de macaxeira com mangaba (como acompanhamento), uma releitura de pratos típicos do Nordeste desenvolvida por Rodrigo Santana. “A receita é uma fusão da cozinha do nosso Seridó, representado pela paçoca, com a do nosso litoral, o camarão”, disse.

Esta é a segunda vez que o estado participa da Semana de Gastronomia Regional. Em 2015, o Senac RN levou sua culinária para os restaurantes-escola na Câmara dos Deputados, Senado e Confederação Nacional do Comércio (CNC) em Brasília. Nos dias 11 a 15 de setembro, o Rio Grande do Norte também estará na Semana de Gastronomia dos restaurantes-escola do Senado, do Downtown DF e da Câmara dos Deputados, na capital federal.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »