SECRETÁRIO GERAL DA UNIÃO DAS CIDADES CAPITAIS LUSO-AFRO-AMÉRICO-ASIÁTICAS (UCCLA), VISITA O CEARÁ

O secretário geral da União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA), Miguel Anacoreta, veio ao Ceará, para uma série de encontros e atividades de preparação para o V Encontro Internacional de Negócios na Língua Portuguesa – VEENLP, evento que será realizado nos dias 28 e 29 de setembro no Centro de Convenções de Fortaleza.

Em declarações ao Portugal Digital e ao África 21 Digital, ele disse que os preparativos para o encontro estão sendo muito bem conduzidos e sua previsão é que o evento será um sucesso.

Esta é a primeira viagem de Anacoreta a Fortaleza, capital do Ceará, mas ele já esteve no Brasil em muitas outras ocasiões. Desta vez, antes de chegar à capital cearense, esteve em Salvador, para cuidar dos preparativos para a próxima assembléia da UCCLA, que será realizada em março de 2010 na capital da Bahia.

Salvador, atualmente, detém presidência da entidade, condição na qual permanece por dois anos, como preveem os estatutos da instituição.

Entre as atividades da agenda de Anacoreta, também membro do Conselho de Estado – rgão de consulta do presidente da República português -, estiveram adiências, uma na Assembléia Legislativa do Ceará e outra na Prefeitura de Fortaleza, onde se reuniu om a secretária de Turismo, Patricia Aguiar, e com o coordenador especial de Articulação de Políticas Públicas, Waldemir Catanho.

Além de reuniões oficiais, a agenda de Anacoreta também vistou aCâmara Brasil-Portugal no Ceará e o Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN-CE), na Fiec.

Encontro busca reunir empresários e representantes da CPLP

Desde março à frente da UCCLA, Miguel Anacoreta é um destacado articulador na agenda de aproximação entre o países de língua portuguesa, da qual faz parte o V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa (www.negociosnalinguaportuguesa.com).

O evento pretende reunir em Fortaleza empresários e representantes das comunidades dos oito países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) e de câmaras luso-brasileiras de comércio de países da América do Sul e de outros continentes.

Segundo o presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Rômulo Soares, a escolha do estado do Ceará para sediar o V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa é fruto das sinergias que o Estado vem desenvolvendo no âmbito lusófono, quer no passado próximo, tendo reunido em junho de 2003 o II Fórum Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Fórum Brasil-África, quer no presente, com a ampliação dos negócios com Portugal e Cabo Verde e, recentemente, com a definição do estabelecimento no Ceará de uma Universidade Lusófona, a UNILAB.

O V Encontro é uma iniciativa do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil – que coordena e associa todas as Câmaras de Comércio luso-brasileiras existentes nos Estados da Federação -, da Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) , do governo do Estado do Ceará e conta com a co-promoção do Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).