Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

SECRETÁRIO DE TURISMO DE PERNAMBUCO ASSUM VICE PRESIDENCIA DO FÓRUM NACIONAL DE DIRIGENTES E SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE TURISMO

O secretário de Turismo de Pernambuco Silvio Costa Filho foi eleito hoje (27) por unanimidade para a vice-presidência do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur). A secretária de Turismo do Mato Grosso do Sul, Nilde Brum, assumiu a presidência do fórum, para um mandato de dois anos. A reunião em que a nova diretoria foi definida aconteceu em Fortaleza, durante III encontro de 2009. O Fornatur é a ferramenta mais importante de interlocução entre os estados e o Ministério do Turismo, responsável por formular propostas conjuntas e discutir com o Ministério políticas públicas para o setor.

“Silvio Costa Filho representa o Nordeste nesta nova diretoria do Fórum. É uma liderança jovem, que conquistou o respeito e a admiração de todos os gestores do turismo brasileiro. Ele tem um excelente diálogo com o ministro (do Turismo, Luiz Barretto) e com os secretários. Acho que o Nordeste sai ganhando com a indicação de Silvio”, comentou o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli.

Esta é a primeira vez que um secretário de Pernambuco ocupa um cargo de destaque no Fórum, que existe desde o ano 2000. A primeira missão da nova diretoria é a reestruturação da malha aérea brasileira. Os secretários negociam com o Governo Federal a criação de novas freqüências, interligando destinos com aviões de menor porte, a exemplo do que já acontece nos Estados Unidos e Europa. A Copa de 2014 também está na pauta de discussão do Fórum, que volta a se reunir em junho, após a Fifa anunciar as sedes do Mundial, ainda sem local definido.

“O Fórum representa muito para todos os gestores públicos do turismo nacional. Sabemos que é uma responsabilidade muito grande, mas por outro lado é a prova da força que Pernambuco passou a exercer nos últimos dois anos no cenário brasileiro. Temos muito trabalho pela frente, pois além da revisão da malha e do acompanhamento do Prodetur Nacional, precisamos pensar o Brasil para a Copa de 2014”, comentou Silvio Costa Filho.

Boa Viagem