Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Secretária de Turismo do Estado de Portugal, Ana Mendes Godinho fala do turismo de Portugal e do Brasil em entrevista exclusiva à jornalista brasileira Cristina Lira

Ana Godinho - Secretária de Turismo do Estado de Portugal
Ana Godinho – Secretária de Turismo do Estado de Portugal

 

A Secretária de Turismo do Estado de Portugal,  Ana Mendes Godinho concedeu uma entrevista exclusiva à jornalista do Brasil, Cristina Lira, colaboradora da Ambitur para falar sobre o Turismo, uma das atividades mais importantes nos dois países : Portugal e Brasil . ” Em 2015 os hotéis portugueses registaram mais de 556 mil hóspedes brasileiros e 1,3 milhões de dormidas. O mercado brasileiro gastou em Portugal perto de 400 milhões de euros durante esse ano, tornando-o num dos mais relevantes para o turismo português”, afirmou a secretária de Turismo do Estado de Portugal, Ana Mendes Godinho. Abaixo, segue a entrevista na íntegra:
Cristina Lira-Quando chegou para assumir o cargo de secretária de Estado do Turismo de Portugal, como estava o Turismo ? O que mudou até agora?

O Turismo em Portugal é uma atividade muito importante em termos económicos e que tem crescido de forma sustentável na última década, representando atualmente 15,3% das nossas exportações totais e 8,2% da população ativa (trabalhadores). Nos últimos 10 anos, resultado de um trabalho planeado e coordenado entre o setor privado e o setor público, fizemos investimentos em infraestrutura essenciais para o turismo, na hotelaria, na definição de novos produtos turísticos, na melhoria do serviço prestado ao cliente e numa melhor ligação de Portugal ao mundo, através do aumento das ligações aéreas aos nossos principais mercados. Os resultados que temos hoje são fruto desse trabalho conjunto entre o Estado e os privados.

Cristina Lira- O que tem feito para colocar o Turismo de Portugal no melhor lugar?  No mundo se fala que Portugal está saindo da crise. Quanto o Turismo representa para o país?

Tenho 3 ideias bem definidas sobre o que é necessário para fazer crescer o turismo de forma sustentável em Portugal: aumentar o valor da oferta, desconcentrar a procura geograficamente e desconcentrar a procura ao longo do ano e atenuar o efeito da sazonalidade. Para isso voltámos a criar mecanismos de apoio ao investimento e à inovação no turismo, promover o empreendedorismo na atividade e a qualificação dos trabalhadores e das suas profissões bem como trabalhar em conjunto com a cultura para “criar vida” em todas as regiões turísticas do país, isto é, criar atividades culturais que justifiquem e valorizem a visita do turista à região. Considero que o crescimento da atividade turística só faz sentido se for associado à criação de riqueza nas regiões e de emprego qualificado. Nesse sentido, os bons resultados do turismo em Portugal trazem-nos ainda mais responsabilidade para continuar a trabalhar neste sentido.

Cristina Lira- Quais os países emissores de Portugal? E em que posição está no ranking do Turismo mundial?

Portugal tem 4 mercados emissores muito importantes – Espanha, França, Alemanha e Reino Unido – e um conjunto de mercados relevantes que são parte importante do crescimento do turismo em Portugal, onde se encontra o Brasil. Em 2015 atingimos os 49 milhões de dormidas de turistas em Portugal, 17 milhões de hóspedes na hotelaria e ultrapassámos os 11 mil milhões de euros em receitas. Com isto tudo, o World Economic Forum considerou Portugal o 15º país mais competitivo do mundo em termos turísticos. Não vejo outra atividade económica em Portugal com tanta relevância para o país como o Turismo.

Cristina Lira – E em relação ao Brasil, como poderia dizer ?

O Brasil, fruto das mais de 70 ligações aéreas semanais que tem com Portugal, é um mercado muito importante para o turismo em Portugal. O Brasil triplicou o número de dormidas em Portugal nos últimos 10 anos, resultado do investimento que fizemos na promoção do destino turístico Portugal no mercado brasileiro, através da participação em feiras, no desenvolvimento de atividades entre operadores e agentes de viagem e no trabalho conjunto com a imprensa brasileira. Esta promoção aumentou a visibilidade do país e clarificou junto do potencial turista brasileiro a perceção do que é Portugal hoje. Neste mês de julho lançámos em conjunto com a TAP e diversos operadores portugueses a campanha Stopover- www.flytap.com/Portugal/pt/stopover – dando a possibilidade ao passageiro brasileiro que se desloca para a Europa fazer escala em Portugal por 2 ou 3 dias, sem pagar mais no bilhete, e ainda beneficiar de um conjunto de programas especiais de alojamento, visita e experiências que e outra forma não poderia ter. Tenho a certeza que este programa fará muito sucesso junto do turista brasileiro.

Cristina Lira – Quantos turistas brasileiros recebe em média Portugal?

Em 2015 os hotéis portugueses registaram mais de 556 mil hóspedes brasileiros e 1,3 milhões de dormidas. O mercado brasileiro gastou em Portugal perto de 400 milhões de euros durante esse ano, tornando-o num dos mais relevantes para o turismo português.

Cristina Lira-Quais as regiões mais turísticas que o brasileiro deve conhecer, além de Lisboa, Porto, Fátima e Douro?

Bom, eu gosto de todas as regiões de Portugal, todas elas são ricas em experiências culturais e gastronómicas que merecem ser experimentadas. Para além das tradicionais Lisboa, Porto, Douro e Fátima, que muito brasileiros já conhecem considero que a região do Centro de Portugal, que fica entre as cidades do Porto e Lisboa, bem como o Alentejo deverão ser destinos de eleição para o turista brasileiro. A natureza, o mar, o património cultural e gastronómico com séculos de história são do mais belo que Portugal pode oferecer. Depois existem as nossas ilhas, Açores e Madeira, que com as suas culturas e tradições próprias merecem com certeza uma visita mais prolongada.

Cristina Lira- Quantos hotéis Portugal tem e quantas camas?

Neste momento Portugal tem cerca de 2 mil hotéis e 310 mil camas.

Cristina Lira – Qual o orçamento que o turismo de Portugal tem para investir no Turismo?

O Turismo de Portugal, autoridade nacional para a promoção turística, tem cerca de 50 milhões de euros para investir na promoção do destino turístico Portugal pelo mundo.

Cristina Lira- Qual a receita do turismo de Portugal?

A atividade turística gera receitas em Portugal anualmente de cerca de 11,4 mil milhões de euros.

Cristina Lira – Quais as principais ações do Turismo para este ano em Portugal?

Portugal tem um conjunto de eventos turísticos e culturais que nos permite dizer que para cada dia do ano há um evento novo a ser realizado. No entanto, julgo que a realização da Web Summit em Lisboa no mês de Novembro – www.websummit.net – será com certeza o evento mais relevante no país em 2016, pois permite posicionar Portugal como o centro para o empreendedorismo mundial em todas as áreas económicas, onde se encontra claro o turismo. Será um evento que criará uma dinâmica na inovação e na criação de novas ideias e oportunidades que permitirá a Portugal percorrer o caminho do desenvolvimento sustentável em termos turísticos. Nós temos a ambição de liderar este processo a nível mundial.

– See more at: http://www.ambitur.pt/noticias-do-brasil-por-cristina-lira-38/#sthash.liXzv9XW.dpuf

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem