São Paulo é uma incubadora de talentos”, diz Gilberto Dimenstein em palestra na SPTuris

 

 

– A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos) realizou hoje a segunda palestra da série “São Paulo, Viva Tudo Isso”, que visa mostrar os pontos fortes da capital paulista em suas várias facetas. O convidado desta tarde foi o jornalista Gilberto Dimenstein, fundador do projeto Catraca Livre, que falou para uma plateia de quase 150 pessoas no Anhembi sobre o potencial de São Paulo para se transformar na “cidade das cidades”. “É preciso reforçar o sentimento de pertencimento nos paulistanos, pois os lugares no mundo que mais atraem visitantes são aqueles que possuem senso de comunidade”, afirmou.

Segundo ele, a capital paulista é a metrópole com maior oferta cultural gratuita no mundo, porém muita gente não sabe disso. “Tive a percepção de que São Paulo oferecia muita coisa que nenhum outro lugar possui, mas ninguém conhecia. Então criei o projeto Catraca Livre, rede que divulga atrativos e atividades culturais acessíveis ao público”, explicou Dimenstein. “Começamos com foco na cultura, mas depois passamos a diversificar e abordar temas diferentes, que dizem respeito ao capital humano da cidade. E precisamos mostrar essa imagem, de que em São Paulo a pessoa pode ter uma experiência única”, apontou.

O jornalista lembrou ainda de iniciativas como o bairro-escola na Vila Madalena, integrando instituições com oferta de cursos e atividades culturais para a comunidade e criando uma rede local. “Aqui é o lugar da criatividade e do acolhimento. São Paulo é uma incubadora de talentos que precisamos estimular”, comentou, ao citar outras ações de compartilhamento que surgiram, desde objetos e até caronas.

Ao falar sobre a demanda da população para interagir mais pessoalmente e usar os espaços públicos urbanos, Dimenstein mostrou-se otimista. “Acredito que o Carnaval de Rua de São Paulo pode ser ainda mais extraordinário. Claro que será diferente do Rio de Janeiro ou Salvador, mas com a cara da diversidade, já que reúne todas as tribos, do punk ao funk”, finalizou.

A palestra contou com a abertura do novo secretário municipal para Assuntos de Turismo, Salvador Zimbaldi, e teve a diretora de Turismo da SPTuris, Luciane Leite, como anfitriã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Translate »