RN NOS PREPARATIVOS PARA A QUARTA EDIÇÃO DO SALÃO DO TURISMO EM SÃO PAULO


RN pronto para Salão do Turismo 2009

 

 

A Empresa Potiguar de Promoções Turísticas (Emprotur) está a todo vapor com os preparativos do Estado no 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. A edição deste ano ocorre entre os dias 1º e 5 de julho, no Anhembi, em São Paulo. O RN conta com agentes de receptivo, secretários municipais de turismo e técnicos da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Emprotur, que irão expor, na ocasião, os destinos de três pólos turísticos do Estado: o Costa das Dunas, em especial as cidades de Natal e Tibau do Sul, o Costa Branca e o Seridó. O estande da região Nordeste terá 1.8630m², ala em que ficará à mostra os roteiros turísticos do Rio Grande do Norte. 

Ao todo, cerca 100 mil visitantes são esperados na 4ª edição do evento. O Salão do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, reúne e articula os setores público e privado, possibilitando a concretização de diversas parcerias e negócios. De olho nisso, o Rio Grande do Norte vai aproveitar para mostrar suas potencialidades, no “Núcleo do Conhecimento”, espaço reservado para palestras no Salão. É lá que o estado apresentará o que de melhor tem a oferecer como destino turístico, a cerca de 300 agentes de viagens e operadores de turismo da América do Sul. “O Rio Grande do Norte é um dos lugares mais procurados, pois o turista encontra diversidade de roteiros: temos praias, serras, aventura e cultura. Acredito que esse é um dos nossos diferenciais”, afirma o presidente da Emprotur, Cláudio Porpino. 

Durante o evento, os visitantes terão, ainda, a oportunidade de conferir e comprar peças do artesanato potiguar. Além disso, o público poderá ver uma mostra da produção potiguar, com a artesã Miraci de Almeida, que fará, ao vivo, seu trabalho em cerâmicas azul e branca.

 

Folclore

O Salão do Turismo 2009 também tem cultura. Na programação estão previstas, por exemplo, a apresentação da “terra de Luís da Câmara Cascudo”, representada pelo Grupo Araruna, genuinamente potiguar. A dança ressalta vários elementos da nossa fauna, como camaleão, jararaca, besouro, caranguejo e bode. Durante as exibições, surgem outros tipos de dança de origem européia, como a valsa, o xote e a mazurca. O Grupo Araruna se apresentará nos palcos institucional e gastronômico do Salão. Segundo Cláudio Porpino, o turismo e a cultura precisam andar de mãos dadas. “O segmento do Turismo Cultural no Rio Grande do Norte pode, e deve, ser desenvolvido de maneira mais efetiva”, completou o presidente da Emprotur.