Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

RN JÁ PODE FORMAR PROFISSIONAIS EM CINEMA

O Rio Grande do Norte tem sido palco de muitas produções para televisão e para cinema. Na vertente novela tivemos ‘Cama de Gato’, que é exibida no horário das 19h na rede Globo teve cenas gravadas na praia de galinhos, ‘Tieta’, também da rede Globo, entre outras. Já na sétima arte o filme de produção nacional, ‘O homem que desafiou o diabo’, teve todas as locações aqui, desde o centro histórico da Ribeira até o litoral. No quesito produção local, que foi divulgada como dica de filme na revista especializada sobre cinema e de circulação nacional a SET, o documentário ‘Sangue do Barro’ foi recheado de imagens e cheiro potiguar.

Agora o estado tem a chance de se tornar um produtor de filmes, Natal tem um curso de Cinema, a exemplo do estado da Bahia que já produziu filmes como: ‘Madame Satã’ e ‘Besouro’. Para o diretor do novo curso da UnP e também do documentário Sangue do Barro, Fábio DeSilva, essa é uma necessidade que precisa ser sanada. “Desde 2004 há uma demanda crescente no audiovisual potiguar e conseqüentemente uma maior procura por qualificação. O curso de Cinema só vem reforçar toda essa demanda, fomentando o mercado local e regional, transformando o RN em polo de produção audiovisual”, afirma DeSilva.

No Nordeste, até o ano de 2008, só existiam 05 cursos de cinema, dentre os quais somente 04 eram de nível superior. A graduação cinematográfica do RN é de nível superior e traz uma grade curricular baseada em Instituições de Ensino Superior como: PUCRS, UFF, ANHEMBI/MORUMBI, USP, UNICAMP, PUCRJ, METODISTA, UFSCA, ESTÁCIO DE SÁ, UFSC e UNB.

Fábio DeSilva explica que “Tivemos o cuidado de fazer uma grade atual, que se adéqua as novas realidades de mercado e principalmente a realidade regional. O curso de Cinema da UnP contempla todas as áreas da sétima arte, desde a elaboração de projetos, passando pela captação de recursos até a produção e finalização de filmes. Para isso traremos professores da Paraíba, Ceará, Pernambuco, São Paulo, entre outros estados, para compor os quadros, haja vista não termos mão-de-obra suficiente para as especificidades que o curso exige”, declara o diretor.

Os interessados em trabalhar como roteirista, diretor de cinema, produtor executivo, cenógrafo, entres outras funções no setor audiovisual já podem fazer suas inscrições. As matrículas da UnP estão funcionando nas centrais do candidato, nos campi da Roberto Freire, Salgado Filho, Nascimento de Castro e Floriano Peixoto. As aulas têm início no dia 22 de fevereiro. Para mais informações acesse www.unp.br ou pelos telefones: 3215-1125/3215-1233 e 3216-8615.

FÁBIO DeSILVA

Diretor / Roteirista / Produtor

Graduado em Publicidade e Propaganda na UnP (Universidade Potiguar) em 1998, nesse mesmo ano realizou (roteiro, produção e direção) o documentário “Cinema Italiano, a poesia em película”, participante da V mostra de vídeo de Salvador (Salvador – BA), da XIII mostra de vídeo de Santo André (Santo André – SP), do curta Natal (Natal – RN) e do 7º vídeo potiguar (Natal – RN). Fez produção, roteiro e direção para vários comerciais e documentários no mercado publicitário de Natal. Estudou cinema na Itália na Università Popolare di Roma (Roma – Itália) e exibiu documentários de sua autoria na Embaixada Brasileira em Roma. Voltando ao Brasil, roteirizou e dirigiu seu primeiro vídeo clipe, “Orgulho” do grupo de Hip Hop, Agregados FDR, recebendo prêmio Hangar de melhor diretor do ano de 2005.

Desde 2002 é professor titular da UnP ministrando as disciplinas, produção e direção de TV e cinematografia para o curso de Publicidade e Propaganda, além de ser professor orientador de TCC’s, coordenador do núcleo de cinema e vídeo da Universidade Potiguar e orientador de projetos de curta metragens.

Recentemente o documentário ‘Sangue do Barro”,idealizado e dirigido por ele e a jornalista Mary Land Brito, foi premiado no Festival de Cinema e Vídeo de Natal, vencedor da mostra Vidas na Tela. ‘Sangue do Barro’ também foi lembrado na revista especializada em cinema a SET, como indicação de filme.

Boa Viagem