REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DO TURISMO SE REÚNEM EM NATAL

Com dois municípios classificados como “indutores de Turismo”, segundo uma pesquisa, encomendada pelo Ministério do Turismo e realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o Rio Grande do Norte receberá, na próxima semana, dia 27, uma equipe do MTur para uma capacitação dos futuros conselheiros do Conselho Municipal do Turismo. O órgão será ampliado com o objetivo de fomentar melhores ações, segundo os pontos fortes e fracos de Natal, identificados a partir do levantamento federal, iniciado em 2007.

De dois mil municípios analisados, 65 foram considerados “indutores”, ou seja, capazes de alavancar fluxo de turistas para toda uma região. No RN, as cidades eleitas foram Natal e Tibau do Sul. Depois da classificação, foi criado um grupo gestor na capital potiguar, composto por diversas entidades do trade, como Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Natal Convention Bureau, Sindicato dos Bugues e universidades, além da Secretaria Municipal de Turismo de Natal. Hoje pela manhã, ocorreu uma reunião do grupo na Sectur para discutirem a visita do Ministério.

O grupo elaborou um plano de ação, diagnosticando as principais ameaças e oportunidades para que a cidade continuasse crescendo no turismo sustentável. “Este plano foi entregue à prefeita Micarla de Sousa no início do ano e já conseguimos superar muitas dificuldades”, observa o titular da pasta Soares Júnior. Ele destaca a ampliação do orçamento da Sectur de R$ 2 milhões para R$ 5 milhões e a participação mais efetiva de Natal nos eventos para a divulgação do destino. “De janeiro para cá já participamos de nove eventos no Brasil e no mundo, uma média de um por mês”, relata o secretário.

As cidades potiguares se destacaram, segundo o levantamento do Mtur, especialmente no item infra-estrutura turística, porque dispõe de grande oferta de hotéis e restaurantes e atraem elevado fluxo de pessoas. Saúde pública, segurança e atrativos turísticos também foram avaliados e Natal e Tibau obtiveram bons resultados.