Quito aumenta quantidade de turistas com atrações imperdíveis

Photo Credit: Flickr Visita Quito
 – Ano após ano, Quito segue encantando turistas de todo o mundo. Segundo os últimos dados oficiais, a chegada de turistas estrangeiros à cidade aumentou em 2,3% no primeiro semestre do ano comparado ao mesmo período de 2016. Essa tendência deve seguir para o ano que vem devido à oferta cultural e gastronômica durante o verão e a abertura do novo Centro de Convenções Metropolitano de Quito em 2018.
Entre janeiro e junho desse ano, 314.183 turistas internacionais visitaram Quito, segundo estatísticas do Departamento de Migração do Ministério do Interior. Isso representa um aumento de 7.069 visitantes comparado às chegadas registradas no mesmo período do ano passado, o que equivale a um crescimento de 2,3%.
Dessa forma, Quito segue sendo o destino equatoriano preferido dos turistas. Essa liderança também foi demonstrada pelos números do ano passado. Em 2016, o país recebeu 1.509.108 turistas, dos quais 627.617 (41,5%) foram a Quito.
Verónica Sevilla, gerente geral da Quito Turismo, destaca alguns dos fatores que explicam essa posição de relevância em nível internacional: “O trabalho de promoção do destino no exterior está dando frutos, as novas campanhas para divulgar a experiência da capital, seus sabores, aromas, texturas estão fazendo brilhar os olhos dos turistas durante a estadia”.
Caso mantenha esse ritmo de crescimento, estima-se que Quito receberá 630.087 visitantes em 2017. Para concretizar essas projeções, o setor busca seguir promovendo a cidade como um destino turístico único, repleto das mais variadas experiências culturais, históricas, de contato com a natureza e gastronómicas, que satisfazem a qualquer tipo de viajante. Além disso, pretende-se manter a liderança de Quito no turismo de Reuniões, Conferências e Exposições (segmento MICE).
A promoção, no exterior, de novos lugares para descobrir e atividades para realizar em Quito e seus arredores tem sido a chave para aumentar o número de turistas estrangeiros. Entre as atividades destacadas para este ano encontram-se:
– Artesanatos tradicionais em El Quinde. Artesãos locais farão demonstrações ao vivo de diversos artesanatos antigos de Quito: elaboração de sombreros (5 de agosto e 9 de setembro), oficina de marchetaria (12 de agosto e 16 de setembro), brinquedos de madeira (19 de agosto e 23 de setembro), produtos de mel de abelha (2 e 30 de setembro) e oficina de objetos de estanho (26 de agosto). Em La Ronda também haverá demonstrações de artistas que mantém viva a famosa Escuela Quiteña. Uma oportunidade para descobrir o fascinante patrimônio vivo de Quito.
– Natureza e aventura no Bosque Nublado. Os amantes da natureza e observação de aves encontram em Quito e nos arredores um verdadeiro paraíso de biodiversidade que compõe o habitat perfeito para 542 espécies de aves. As orquídeas são as protagonistas da bela Reserva Orquideológica Pahuma, onde também se pode praticar rapel e caminhadas.
Outro fator chave para manter o aumento do número de turistas é a consolidação de Quito como destino para reuniões e congressos. Mirando esse objetivo, o novo Centro de Convenções Metropolitano de Quito cumprirá um papel decisivo, uma ambiciosa e estratégica obra ainda em construção que deve ser inaugurada em agosto de 2018.
As estatísticas internacionais indicam que, durante os últimos dez anos, o turismo corporativo triplicou na América Latina. O Centro de Convenções Metropolitano, com instalações que cumprem os padrões internacionais e capacidade para 13.702 pessoas, permitirá posicionar Quito entre os principais destinos para a realização de eventos de escala mundial e regional.
Devido ao seu nível e importância, estima-se que o novo Centro de Convenções terá um impacto importante nos números de turismo. Podendo assim contribuir de maneira determinante no cumprimento de metas propostas pela Quito Turismo: duplicar a quantidade de congressos e convenções internacionais até 2020, e aumentar em 5% a cota de mercado de eventos no mercado latino-americano.
Com essas propostas e iniciativas, Quito tende a seguir atraindo cada vez mais turistas e reforçar seu reconhecimento como destino líder na América do Sul.
##
Sobre Quito Turismo
Atribuída pelo quarto ano consecutivo como o destino turístico líder na América do Sul pelo World Travel Awards, Quito representa uma combinação única do antigo e moderno. O destino oferece aos viajantes uma joia que conta com uma cultura autêntica, rica em tradições indígenas e hispânicas, que oferece um panorama gastronômico saboroso com especialidades locais e internacionais e tem uma variedade de hotéis, teatros e museus.
A capital do Equador, além da zona moderna e urbana, está rodeada de paisagens andinas e atrações naturais como o Bosque Nublado, montanhas, lagos e pântanos, com diversidade de ecossistemas localizados entre 500 e 4200 metros. Para mais informações sobre o destino, visite www.descubraquito.com.br

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »